Dia Mundial da Água: conheça projetos de Etecs e Fatecs para preservação e reuso

Data celebrada em 22 de março é tema de trabalhos criativos dos estudantes para contribuir com o consumo consciente

ter, 21/03/2023 - 17h04 | Do Portal do Governo

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é um momento de alerta para a necessidade de conscientização em relação ao uso, abastecimento e saneamento. Neste ano, a campanha da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) adota o tema Be The Change (Seja a Mudança, em português), com a proposta de incentivar as pessoas a mudarem a forma como usam, consomem e gerenciam a água.

Essencial para a sobrevivência de todos os seres do planeta, é o recurso básico da humanidade e que dá origem a todos os alimentos para todas as espécies, de acordo com a ONU. A cada ano, a disponibilidade desse recurso diminui, principalmente em áreas remotas e para as populações mais vulneráveis.

Já que preservar a água é garantir a sobrevivência de todos nós e das futuras gerações, os professores do Centro Paula Souza (CPS) incentivam o desenvolvimento de projetos pelos alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdade de Tecnologia (Fatecs) do Estado.

Conheça alguns trabalhos que tratam do tema:

Horta urbana da Fatec Rio Preto reaproveita água de ar-condicionado: Alunos da unidade desenvolveram horta urbana irrigada com água reaproveitada dos aparelhos de ar-condicionado da unidade. O sistema automatizado funciona com sensores de umidade de solo, que indicam a necessidade de irrigação.

Robô para limpar águas de rios e oceanos: O protótipo foi desenvolvido para retirar boa parte dos resíduos sólidos que cobrem a superfície de mares, rios e lagos. Estudantes da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, da capital, foram os criadores do projeto, premiado na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o segundo lugar em “Mentalidade Marítima” (prêmio concedido pelo Ministério da Marinha).

Auxílio no mapeamento do Rio Amazonas feito pela Fatec Jahu: Professores e alunos da unidade estão construindo embarcação que irá auxiliar no mapeamento do Rio Amazonas para a documentação do percurso considerado o mais longo do mundo.