Dia Internacional da Mulher tem atrações culturais em São Paulo

Corrida da Mulher com Orquestra Jazz Sinfônica, mostra sobre Tilda Swinton no MIS, "Mulher Artista Fest" na Fábrica de Cultura e muito mais

qui, 05/03/2020 - 17h03 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste domingo, 8 de março, os museus, bibliotecas, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e a SP Escola de Teatro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, divulgam programação especial durante toda a semana. Confira:

Corrida da Mulher

No domingo (8), a Corrida da Mulher SP vai celebrar a data com uma corrida com largada às 7h no Obelisco do Parque Ibirapuera. Além da atividade esportiva, a programação terá ações de saúde voltadas ao público feminino e concerto gratuito da Orquestra Jazz Sinfônica ao lado das cantoras Fafá de Belém, Elba Ramalho, Anavitória, Bebé Salvego, Roberta Sá, Luiza Possi, Paula Lima, Leila Pinheiro e Cláudia Leitte.

Museus

Em cartaz no Museu da Imagem e do Som – MIS, a “Mostra Tilda Swinton” exibe até domingo (8) sessão de filmes em homenagem aos 60 anos de uma das maiores atrizes da atualidade, com destaque para os longa-metragens “Suspíria – A dança do medo”, de Luca Guadagnino, e “Expresso do Amanhã”, do diretor Bong Joon-hoo. Confira as datas e horários de todas as sessões.

O Museu do Futebol realiza, no sábado (7), às 10h e às 11h, a visita educativa “As Revoluções e Evoluções da Mulher no Futebol e na Sociedade”, que convida o público a refletir sobre os espaços conquistados pelas mulheres na sociedade e no futebol. Às 14h, a atividade “Respeita a Moça” homenageia atletas e personalidades femininas de vários esportes e testa os conhecimentos dos participantes, instigando-os a descobrir mais sobre elas.

No domingo (8), às 14h, a ação “Mulheres de Ouro” desafia os conhecimentos dos visitantes sobre as conquistas das mulheres nos esportes. Também às 14h, o jogo da memória “De Frente com o Futebol Feminino” estimula o raciocínio dos jogadores que devem descobrir qual atleta seu adversário esconde.

A Casa das Rosas oferece, no sábado (7), às 15h, o “Expresso Poesia”, stand-up poético com apresentação de Jarid Arraes, uma das principais representantes da literatura contemporânea, cordelista, poeta e autora de livros como “Redemoinho em dia quente”, “Um buraco com meu nome” e “As Lendas de Dandara”.

No domingo (8), às 15h, a musicista, atriz e produtora cultural Mariana Per lança seu primeiro disco intitulado “Salmos, Axés e Aleluias”, obra que reúne composições da escritora Conceição Evaristo musicadas por Renato Gama com estilo dançante.

O Museu da Imigração promove, no sábado (14), às 13h30, a ação “Edit-a-thon: mulheres, arte e migração na Wikipedia”, na qual os participantes conhecerão as ferramentas de edição de artigos da Wikipedia e poderão acessar as coleções da instituição que falam sobre mulheres, arte e migração.

O Museu Catavento, sábado e domingo (7 e 8), das 9h às 17h, resgata a trajetória de sucesso da primeira investidora financeira do Brasil na contação de história “Quem é Eufrásia?”, revelando histórias inspiradoras sobre ela.

O Museu da Casa Brasileira, no domingo (8), às 11h, recebe a Traditional Jazz Band para mais uma edição do “Música no MCB” em comemoração aos 55 anos de existência da banda, com repertório formado por composições de grandes mestres da origem do jazz, como Fats Waller, King Oliver e Louis Armstrong.

No Paço das Artes, o público pode visitar a exposição “Limiares”, mostra inédita da artista Regina Silveira, uma das criadoras com maior presença na arte contemporânea brasileira. A exposição conta com obras criadas especialmente para o novo endereço da instituição, como “Dobra: Banco de Jardim” e “Cascata”.

Em Campos do Jordão, no Museu Felícia Leirner, sábado e domingo (7 e 8), às 11h, a ação “Escultura Não é Coisa para Mulher” vai apresentar uma reflexão sobre o lugar da mulher na sociedade a partir da história da artista Felícia Leirner. No sábado (7), às 14h, os visitantes vão aprender a moldar e pintar seu próprio pavão na oficina de arte “Figureiras de Taubaté”.

Em Tupã, no Museu Índia Vanuíre, sexta (6), às 9h, a ação “Saberes e Fazeres Indígenas” recebe Susilene Melo e Lidiane Damaceno, moradoras da Tribo Índia Vanuíre, para um bate-papo sobre as diversas formas de ser mulher indígena no Brasil e o dia-a-dia nas aldeias. Às 9h e às 14h, o projeto “Cultura e Questões Indígenas em Foco” vai exibir o documentário “Mulheres Indígenas: Vozes por Direitos e Justiça”, lançado pela ONU Brasil em 2018.

No município de Brodowski, o Museu Casa de Portinari realiza, na quarta (11), às 19h, a roda de conversa “Arte como Agente Transformador”, que vai abordar a maneira como as mulheres estão usando a arte para realizar mudanças e conscientizar sobre questões e tópicos relevantes em todo o mundo.

Bibliotecas

Na Biblioteca de São Paulo, às sextas (6, 13 e 27), às 16h30, o projeto “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores a escutarem trechos de livros com referências às vivências femininas: dia 6, “Mulheres, cultura e política”, de Angela Davis; dia 13, “O peso do pássaro morto”, de Aline Bei; e dia 27, “Um buraco com meu nome”, de Jarid Arraes.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos promove, no domingo (8), às 14h, o “Sarau das Mina Tudo!”, um slam de rimas faladas, com participação das premiadas poetas Kimani, Gih Trajano, Thata Alves, Anaya e Midria.

Fábricas de Cultura

A Fábrica de Cultura Jaçanã promove o festival “Mulher Artista Fest” no sábado (21), das 12h30 às 18h30. O evento busca evidenciar a figura feminina em diferentes linguagens artísticas, com programação que inclui: “Diálogos de Mulher”, espaço para discussão e ampliação do universo feminino com temas ligados ao empoderamento feminino e ao universo trans; “Muito Mais Que Pinta e Borda”, livepaint e bate-papo com artistas plásticas, graffiteiras e artesãs sobre como o graffiti e o artesanato podem trabalhar questões de identidade e do universo da mulher empreendedora; e “Música Por Elas”, apresentações musicais em diferentes estilos e de mulheres, entre elas, Guiomar Araújo e DaviDariloco, Lenny Fyah e MaySistah, Kaylane PCD, Kakau França, União Rastafeat Denise d’ Paula, DJ Naná Roots, Gabi Nyarai, Abigail e Pagu.

A Fábrica de Cultura Diadema apresenta, nesta quinta (5), às 19h30, a contação de histórias “O testemunho de uma vida ativa do feminino”, em que Mwana N’gola mostra o papel das mulheres na libertação do continente africano, com destaque para duas personalidades: NzingaMbande (Angola), rainha Nzinga que lutou contra o comércio de negros escravizados feito por Portugal, e Nana YaAsantewaa (Gana), rainha que resistiu ao colonialismo britânico.

A Fábrica de Cultura Jardim São Luís, na sexta (13), às 14h30, exibe o documentário “Mulheres Periféricas – Apoiadas por mais de 500 mil manas”, que aborda as vivências de mulheres que vivem na periferia de São Paulo.

A Fábrica de Cultura Vila Curuçá, na terça (10), às 11h, realiza a contação de histórias “A Moça Tecelã” e convida o público a conhecer a publicação que apresenta trabalhos de outras artesãs, como as irmãs Dumont, que transformaram em fios artesanais os desenhos de Demóstenes.

A Fábrica de Cultura Itaim Paulista realiza, no sábado (7), às 11h, a atividade literária “Mulheres Incríveis”. Baseada no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, de Débora Thomé, a ação propõe que os participantes desenhem como imaginam que sejam as mulheres retratadas na obra.

Na Fábrica de Cultura Parque Belém, terça (10), às 16h, o encontro de leitores “Mulheres na Dramaturgia”, apresenta a produção de dramaturgas brasileiras contemporâneas como Dione Carlos, Ave Terrena, Silvia Gomez, Ângela Ribeiro, Carla Kinzo, Drika Nery, Solange Dias e Maria Adelaide Amaral. A atividade fará uma breve introdução sobre as mulheres brasileiras na dramaturgia, em seguida, os participantes serão convidados a folhearem as obras, experimentarem a leitura de algumas cenas em voz alta e a trocarem impressões sobre os temas e a estética das obras.

Oficina Cultural

Na Oficina Cultural Alfredo Volpi, sábado (7), às 15h, o “Bloco Desculpa Qualquer Coisa”, exalta o protagonismo das mulheres LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais) por meio da música. Às 16h, o “Samba das Pretas”, aborda em seu repertório os problemas que as mulheres negras enfrentam no dia-a-dia.

SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro recebe a “Mostra de Teatro de Objetos: Poéticas do Feminino”. A programação vai até 23 de março, com debates, aula-espetáculo e montagens teatrais nas quais objetos são transformados em atrizes e atores, na unidade Roosevelt da instituição. Todas as histórias apresentadas no evento abordam questões relacionadas ao feminino. Confira a programação completa.

Serviço

Corrida da Mulher SP 2020
Data: 08/03/2020 às 07h (domingo)
Local: Obelisco do Ibirapuera
Endereço: Praça Ibrahim Nobre, S/N – São Paulo/SP
www.corridadamulhersp.com.br

MUSEUS

Museu da Imagem e Som – MIS
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP
Telefone: (11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h às 20h | domingos e feriados, das 9h às 18h
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita às terças-feiras. Todas as exposições do térreo têm gratuidade na entrada. Consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos
Acessibilidade no local
https://www.mis-sp.org.br/

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3664-3848
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 09h às 17h
Horários diferenciados de funcionamento  em  dias  de  jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
Entrada: R$15 (inteira), R$7,50 (meia-entrada)
Entrada gratuita às terças

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade no local
http://www.casadasrosas.org.br/

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
Telefone: (11) 2692-1866
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e domingos das 10h às 17h
Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada)
Acessibilidade no local
http://museudaimigracao.org.br/

Museu Catavento
Avenida Mercúrio, s/n – Parque D. Pedro II – São Paulo- SP
Telefone: (11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 09h às 17h
Entrada: R$10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada)
Entrada gratuita às terças
Estacionamento pago no local | R$ 15
Acessibilidade no local
http://www.cataventocultural.org.br/

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
Telefone: (11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h às 18h
Entrada: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia-entrada)| Grátis aos sábados e domingos
Estacionamento pago no local
Acessibilidade no local
http://www.mcb.org.br/pt/

Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1331 – Higienópolis – São Paulo – SP
(11) 2117-4777
Funcionamento: Terça à Sábado das 10h às 20h
Domingos e Feriados das 12h às 18h
Gratuito
www.pacodasartes.org.br

Museu Índia Vanuíre
Rua Coroados, 521 – Tupã – SP
Telefone: (14) 3491-2333
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
https://www.museuindiavanuire.org.br/

Museu Casa de Portinari
Praça Cândido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski – SP
Telefone: (16) 3664-4284
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Acessibilidade no local
https://www.museucasadeportinari.org.br/

Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro
Av. Dr. Luis Arroba Martins, 1880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão – SP
Telefone: (12) 3662-6000
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada)
Acessibilidade no local
https://museufelicialeirner.org.br/

BIBLIOTECAS

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – São Paulo – SP
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Tel.: (11) 2089-0800
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Gratuito
https://bsp.org.br/

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.
Acessibilidade no local
Gratuito
www.bvl.org.br

FÁBRICAS DE CULTURA

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
(11) 2249-8010
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema – SP
Tel.: (11) 4061-3180
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
(11) 5510-5530
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h; sábados e domingos: variável de acordo com a programação
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br 

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, 65
(11) 2016-3316
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500
(11) 2025-1991
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Parque Belém
Complexo do Parque Belém – Av. Celso Garcia, 2231 (Entrada 1) / Rua Nelson Cruz nº 140 (Entrada 2)
(11) 2618-3447
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Acessibilidade no local
Entrada gratuita
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

OFICINA CULTURAL

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Tel: (11) 2205-5180 e 2056-5028
Terça a Sexta das 10h às 21h30
Sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

SP ESCOLA DE TEATRO

SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Praça Roosevelt, 210  – Centro – São Paulo | SP
Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 22h; sáb. e dom., das 17h às 22h.
Tel: (11) 3775-8600
www.spescoladeteatro.org.br