Dia Internacional da Doação de Livros: ações de incentivo acontecem em SP

Entre elas estão as Gelotecas e o programa Gira Livro, que oferece obras gratuitamente aos passageiros em cinco terminais metropolitanos

ter, 14/02/2023 - 13h08 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (14) é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, uma iniciativa importante e que contribui muito para incentivar o surgimento de novos leitores. Em São Paulo, órgãos como Metrô, CPTM e EMTU realizam ações, tanto na data como permanentes, para estimular a leitura entre os passageiros.

Nesta terça, a EMTU, em parceria com o Senac e o canal de notícias Cidade São Mateus, está disponibilizando cerca de 2 mil livros para doação em cinco terminais (Jabaquara, Diadema, Cecap, São Bernardo e São Mateus). Serão 500 obras no Jabaquara e 500 em Diadema. Nos terminais São Bernardo, São Mateus e Cecap, em Guarulhos, haverá cerca de 300 livros em cada um desses locais.

Já a CPTM promove nesta quinta (16), das 10h às 19h, a ação Livros e Profissões, na estação Suzano, com distribuição de 600 livros acadêmicos em estande na passarela da estação.

Segundo a mais recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro (organização sem fins lucrativos), divulgada em 2019, houve queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, totalizando pouco mais de 100 milhões de brasileiros que têm o hábito de leitura. A média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4,96.

Estantes permanentes de doação de livros

EMTU – Projeto Gira Livro possui estantes permanentes nos terminais metropolitanos de São Mateus, São Bernardo do Campo e Cecap, em Guarulhos.

ViaQuatro – Todas as estações da Linha 4-Amarela possuem estantes para doação de livros.

ViaMobilidade – Todas as estações da Linha 9-Esmeralda possuem estantes para doação de livros.

ViaMobilibade Linha 5-Lilás – Todas as estações da Linha 5-Lilás possuem estantes para doação de livros.

CPTM – A CPTM tem 15 Gelotecas e 7 estantes para doação de livros nas estações. Além disso, a CPTM realiza ações como: Livro Livre, Feiras e Profissões, que em 2022 doou aproximadamente 6800 exemplares.

As estações que possuem Gelotecas e estantes de livros são:

Gelotecas: Água Branca, Franco da Rocha, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Luz, Ferraz de Vasconcelos, Antônio Giannetti Neto, Guaianases, Dom Bosco, Jd Romano, Jd Helena, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos,

Estantes: Pirituba, Ipiranga, Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes, Estudantes, Tatuapé e Cecap-Guarulhos.

Metrô – O Metrô possui nas estações Tatuapé e Santa Cecília, da Linha 3- Vermelha, as estantes do projeto colaborativo “Achados na Leitura”. As estantes são abastecidas com livros doados pelos passageiros e também pelos que são esquecidos no sistema e que vão parar na Central de Achados e Perdidos e não são procurados pelos donos no período de 60 dias.

serviço

Dia Internacional da Doações de Livros

Data: 14/02/2023

Locais / Endereços / Horários:

– Terminal Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP), das 10h às 13h ou até acabar o estoque;

– Terminal Diadema (Av. Conceição, 7.000, Parque Mamede, Diadema/SP), das 10h às 13h ou até acabar o estoque;

– Terminal Cecap (Encontro das avenidas Monteiro Lobato e Tancredo Neves, em Guarulhos/SP), das 10h até acabar o estoque;

– Terminal São Bernardo (Rua Domingos João Ballotin, 80, Centro, São Bernardo do Campo), das 10h até acabar o estoque;

– Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP), das 10h até acabar o estoque.