Dia dos Mortos será celebrado no Memorial da América Latina

Festa organizada pelo Consulado do México e Fundação Memorial terá concurso de fantasias, shows, artesanato e outras atrações

ter, 24/10/2017 - 9h56 | Do Portal do Governo

O modo peculiar com que os mexicanos lidam com a morte é tema da programação da festa pelo Dia dos Mortos, que acontece no Memorial da América Latina, entre os dias 28 e 29 de outubro.

Shows, barracas de artesanato, feira gastronômica, maquiagens, escola de samba e concurso de fantasia fazem parte da programação.

Um dos destaques é o espaço interativo inspirado na animação da Disney Pixar “Viva – a vida é uma festa” que conta a história de um garoto mexicano que sonha em se tornar um grande músico.

Com atrações para todos os públicos, o espaço permite tirar fotos, interagir com os personagens e assistir materiais inéditos do longa metragem, que estreia em janeiro do próximo ano.

A festa é organizada pelo Consulado do México, em São Paulo, e Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado.

O artista plástico mexicano Felipe Ehrenberg e a atriz e produtora Ruth Escobar são as personalidades homenageadas por essa edição da festa. As homenagens acontecem em espaço montado no Pavilhão da Criatividade e celebra também a memória das vítimas dos terremotos que atingiram o México, em setembro de 1985 e 2017.

O Dia dos Mortos, em 2 de novembro, é uma celebração milenar indígena cultivadas pelos mexicanos e considerada pela Unesco, organização mundial das Nações Unidas dedicada à Cultura, como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A festa de grande apelo popular como o nosso carnaval e dura vários dias. É comemorada também em outros países da América Central e localidades dos Estados Unidos, onde é forte a presença da comunidade mexicana.