Dia da Biodiversidade reúne música, poesia e conhecimento em São Pedro

Sustentabilidade no meio ambiente, na economia e na sociedade foram alguns dos temas tratados em bate-papos e oficinas na última semana

seg, 04/06/2018 - 18h56 | Do Portal do Governo

Organizado pela Casa da Agricultura de São Pedro, o Dia Mundial da Biodiversidade foi celebrado na última semana de maio, na região de Piracicaba. O palco foi o Museu Gustavo Teixeira e a ideia foi reunir pessoas de diferentes municípios para falar sobre sustentabilidade dentro do meio ambiente, da economia e em sociedade.

O engenheiro agrônomo Leandro Biral, responsável pela Casa da Agricultura, contou um pouco da história e do objetivo do evento. “Além de uma palestra e a apresentação de poesias, tivemos duas oficinas muito interessantes, sobre meliponicultura e bioconstrução, sempre tendo em vista a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade”, contou o coordenador do evento.

O poeta e rapper Lucas Afonso, que abriu o evento com música e poesia, disse ter ficado surpreso com o que viu: “Estou encantado com tudo o que pude aprender neste dia, principalmente a oficina de criação de abelhas sem ferrão, a meliponicultura.”

O curso foi ministrado pelo também pelo engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz, da Divisão de Extensão Rural da CATI. O escritor Oliver Blanco participou de um bate-papo que lembrou os vários momentos pelos quais a agricultura passou, como a revolução verde, e o atual em que parece haver uma maior conscientização da população em relação aos alimentos produzidos de maneira a manter a saúde do solo, a preservar os recursos naturais, a oferecer alimentos mais saudáveis para consumo.

A chamada Tarde Orgânica, que já é tradicional em municípios como Tietê e Bofete, foi levada para São Pedro, durante o evento. “São Pedro é um município turístico, por onde passam muitas pessoas de diferentes regiões; além disso outras escolhem São Pedro para viver depois da aposentadoria, vêm em busca de uma vida mais saudável e, geralmente, estão ávidos por conhecimento. Então estamos aproveitando essa vocação para levantar alguns temas que precisam ser considerados para uma vida mais saudável”, explicou Biral.

Para realizar o evento, a organização contou com diversas parcerias, inclusive com produtores orgânicos e com um restaurante local que adquiriu os produtos da Chácara Videira, dos produtores Valter Prattes e Leia Veronesi, e do Sítio Barrocão, de Edson e Valquíria Smaniotto, para oferecer um delicioso e rico almoço vegetariano aos participantes.

O evento, segundo o diretor da CATI Regional Piracicaba, Sergio Rocha Lima Diehl, faz parte do Projeto CATI Olericultura, que vem sendo efetivado nos municípios da área de atuação da CATI Regional Piracicaba. “Nós temos um público diverso para atender, tanto aos produtores convencionais quanto aos orgânicos, e o Projeto CATI Olericultura vem oferecendo várias capacitações para incentivar a olericultura na região, pois é uma cadeia que se destaca”, relata Diehl.

O evento itinerante, que já chega à sua terceira edição, deve ocupar uma nova região do Estado na comemoração do próximo Dia Mundial.