Detran.SP: Lei Seca autua 70 motoristas em seis cidades de SP

Fiscalização foi realizada entre a noite de sexta (24) e a madrugada do último domingo (26); ao todo, 1.759 veículos foram verificados

seg, 27/08/2018 - 19h21 | Do Portal do Governo

No último fim de semana, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realizou mais uma etapa da fiscalização da Lei Seca e autuou 70 pessoas em operações realizadas durante a noite de sexta (24) e a madrugada de domingo (26).

Em seis cidades paulistas, foram fiscalizados 1.759 veículos durante blitze realizadas nos municípios de Barretos, Catanduva, Jacupiranga, Americana, Caieiras e capital (zona leste).

Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Cinco  dos condutores autuados, além das penalidades, também responderão na Justiça por crime de trânsito porque apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.