Detran.SP faz campanha pelo direito de sorrir na foto da CNH

O órgão utiliza as redes sociais para divulgar que o sorriso é bem-vindo na identificação do condutor na carteira nacional de habilitação

seg, 17/07/2017 - 11h29 | Do Portal do Governo

Quem disse que em documento oficial é obrigatório fazer cara de sério? Na Carteira Nacional de Habilitação emitida no Estado de São Paulo, não é preciso. O Detran.SP lançou a campanha “Vai ter sorriso” nas redes sociais para estimular as pessoas a sorrirem nas fotos que vão estar nas CNHs.

A campanha se baseia na atitude adotada pelo fotógrafo Filipe Borges que pelas redes sociais contou a sua luta pelo direito de sorrir na foto de sua carteira de habilitação tirada em Minas Gerais, A história alcançou grande repercussão nas redes e inspirou o Detran.SP para tomar a iniciativa da campanha.

A campanha faz uso da #CNHLacradora em alusão à expressão que é utilizada nas redes para atitudes positivas. Também foram produzidos cartazes que serão distribuídos nas unidades do Detran.SP para divulgar a campanha.

Além do direito de sorrir, a pessoa que for tirar a carteira pode fazer uso de peças de roupa como bonés com a aba para trás, lenços religiosos, turbantes, gorros e outros acessórios, como óculos de grau com lentes antireflexo. Todos são permitidos desde que seu uso não prejudique a identidade do portador.

A utilização de acessórios e o sorriso estampado na foto já eram permitidos pelo Detran.SP mas era preciso fazer a divulgação das regras e o momento da ação iniciada pelo fotógrafo foi aproveitado pelo órgão para informar a população a respeito.

O Detran.SP emite cerca de meio milhão de CNHs a cada mês em todo o Estado. A foto utilizada no documento é tirada na hora na própria unidade de atendimento, no momento de dar início ao cadastro.

O Detran.SP nas redes sociais
O Detran.SP utiliza as redes sociais para divulgar informações sobre serviços, dar dicas e estimular a discussão sobre um tema que pouca gente gosta de falar: segurança no trânsito. Ao tratar todos os temas de forma bem-humorada, o órgão busca aproximar da sociedade um órgão com atribuições bastante formais.

A estratégia se junta às campanhas educacionais e faz parte da missão do Detran.SP de promover educação para o trânsito.

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