Detran.SP: acesse serviços on-line com contas do Facebook e Gmail

Alternativa facilita a vida de quem vive esquecendo o login e a senha do portal do Departamento de Trânsito; veja como proceder

seg, 13/03/2017 - 11h37 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a CNH, veículos e infrações, entre outros

Você sabia que dá para acessar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) por meio da sua conta particular no Facebook ou no Gmail? Basta vincular o perfil da rede social com o cadastro realizado no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), que tem mais de 10,5 milhões de usuários registrados.

“O Detran de São Paulo oferece essa opção para simplificar o acesso aos seus serviços on-line. Também foi uma forma de ajudar o cidadão que vivia esquecendo o login e a senha do portal do Detran”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Como vincular?
O cidadão deve ter cadastro no site do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e associar as contas. O primeiro passo é se logar no portal, com o CPF e a senha no topo da página inicial, em “Entre ou Cadastre-se”, e, assim que o sistema reconhecer o usuário, clicar na opção “Meu cadastro”.

No campo “Associar contas”, é possível optar por vincular apenas o e-mail do Gmail, a conta do Facebook ou ambas. Basta incluir os e-mails e as senhas utilizados para entrar nessas plataformas e, em seguida, acessar o site do Detran.SP.

Lá, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

É possível também remover o vínculo a qualquer momento, mas vale ressaltar que nenhuma informação do usuário é postada nas redes sociais.