Detran.SP divulga expediente no Natal e Ano-Novo

Unidades que funcionam junto às prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos; confira o calendário e se programe

seg, 17/12/2018 - 8h21 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) terá expediente diferenciado nas semanas de Natal e Ano-Novo. Em todo o Estado, as unidades do Detran.SP seguirão o calendário abaixo.

EXPEDIENTE NO FIM DE ANO

 

Datas

Unidades

Disque Detran.SP

NATAL

 

22 de dezembro sábado

Abrem*

Atende

24 de dezembro segunda-feira

Fecham

Não atende

25 de dezembro terça-feira

Fecham

Não atende

26 de dezembro quarta-feira

Abrem às 12h

Atende

ANO-NOVO

 

29 de dezembro sábado

Fecham**

Não atende

31 de dezembro segunda-feira

Fecham

Não atende

1º de janeiro terça-feira

Fecham

Não atende

2 de janeiro quarta-feira

Abrem às 12h

Atende

* Unidades que funcionam aos sábados
** Fechamento ocorre por causa de expediente bancário

Os postos Poupatempo terão a mesma escala de atendimento. Unidades do Detran.SP que funcionam junto às prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos.

Desta forma, quem tem documento de habilitação ou veículo para regularizar ou retirar deve se programar antecipadamente para ir a um posto. Vale ressaltar que muitos procedimentos podem ser feitos eletronicamente, por meio do portal www.detran.sp.gov.br.

Serviços eletrônicos

O Detran.SP oferece 37 serviços online em seu portal www.detran.sp.gov.br. Na página, o cidadão pode fazer procedimentos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e PID), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Licenciamento de veículos 

Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2019 sem o licenciamento do exercício 2018 (cujo calendário obrigatório teve início em abril).

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. Não precisa imprimir boleto, basta informar o número do Renavam para pagar a taxa do serviço, que custa R$ 87,38.

O licenciamento pode ser feito presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo ou de forma eletrônica via sistema bancário (caixas eletrônicos e internet baking), com entrega do documento pelos Correios. Mas atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima e rende multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação do proprietário e remoção do veículo ao pátio.