Detran.SP discute ações para o trânsito do Vale do Paraíba

Encontro nesta terça-feira (20) é direcionado a autoridades dos 39 municípios da região com objetivo de trocar experiências e conhecimento

sáb, 17/08/2019 - 17h18 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) participa em Aparecida, nesta terça-feira (20), do 1º Encontro de Educação para o Trânsito da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Organizado por um comitê de cidades e órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais, o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiências e programas para a educação no trânsito na região.

Na ocasião, os representantes do programa Respeito à Vida vão apresentar dados do Infosiga SP, plataforma online que concentra registros de acidentes fatais de trânsito em todos os municípios paulistas. O programa do Governo de São Paulo, o Respeito à Vida envolve nove secretarias, com foco na promoção de ações em segurança no trânsito.

Durante o evento desta terça-feira, será apresentado ainda o Programa de Mobilidade Ativa (Moba), voltado para o fomento de ações para o trânsito (veja abaixo).

“O Detran.SP tem muito orgulho em promover e participar de encontros como esse. Nosso trabalho tem como foco a educação no trânsito e a união com os municípios”, disse o Superintendente do Detran.SP no Vale do Paraíba, Eduardo Chaves da Silva Gomes.

“O Respeito à Vida tem como papel articular iniciativas e soluções junto aos atores do trânsito. A formação do Comitê no Vale do Paraíba é uma iniciativa louvável e que conta com nosso apoio. Certamente, novos projetos resultarão desse grupo para tornar o trânsito da região ainda mais humano e seguro”, afirmou a Coordenadora do programa Respeito à Vida, Silvia Lisboa.

Os encontros acontecerão no auditório Padre Noé Sotillo, localizado no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida. Os 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão convidados.

O Vale do Paraíba é a terceira maior região metropolitana do Estado, com 2,52 milhões de habitantes, atrás apenas das regiões de São Paulo e de Campinas, e conta com 1,52 milhão de veículos e 1,28 milhão de motoristas.

Moba

O Programa de Mobilidade Ativa do Detran.SP impactou, nos últimos dois anos, 2 milhões de pessoas com quase 600 ações em 174 municípios. Em 2019, a expectativa é atrair ao menos 1 milhão de pessoas com atividades em 150 cidades de todo o Estado de São Paulo.

Entre as ações estão conscientização de motoristas com blitze, auxílio a pedestres, palestras, feiras e exposições, check-up de motocicletas, caminhadas, passeios ciclísticos, blitze em bares, trabalho com estudantes em escolas e universidades, entre outras.

“Nós do Detran.SP, em parceria com diversos grupos, participamos da vida da comunidade em ações educativas que possuem um potencial transformador no comportamento do indivíduo”, disse o Gerente de Educação para o Trânsito do Detran.SP, Mauro Voltarelli.