Atenção: Detran.SP alerta para golpe na internet com perfis falsos

Em redes sociais e pelo Whatsapp, estelionatários oferecem supostas soluções usando o nome do diretor-presidente do órgão, Maxwell Vieira

sáb, 28/07/2018 - 11h21 | Do Portal do Governo

A população paulista deve ficar atenta a um comunicado do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) sobre golpes na internet que estão sendo aplicados por meio de perfis falsos do atual diretor-presidente do órgão, Maxwell Vieira.

Em redes sociais como o Facebook e o aplicativo Whatsapp, os estelionatários oferecem supostas soluções envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quitação de multas e serviços de veículos. No entanto, trata-se de golpe.

O Detran.SP e seus funcionários não prestam serviços por meio das redes sociais. O único canal para isso é o site oficial do departamento (www.detran.sp.gov.br), onde o cidadão consegue realizar 36 serviços online, entre CNH, veículos e outros.

Já no Facebook, o Detran.SP mantém uma página oficial (www.facebook.com/detransp), em que o cidadão pode tirar dúvidas de como realizar serviços nas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo ou por meio do site oficial.

Um boletim de ocorrência já foi registrado na Polícia Civil pela direção do órgão, para que investiguem os perfis e cheguem aos seus responsáveis. Além disso, o Facebook já foi alertado sobre a existência desses perfis fakes.

Qualquer cidadão pode denunciar ocorrências desse tipo ao Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet por meio dowww.webdenuncia.org.br.

Vale lembrar que o cidadão que optar por qualquer outra facilidade não oficial relacionada ao Detran.SP também pode ser responsabilizado criminalmente. Denúncias podem ser feitas ao Detran.SP por meio do site oficial, no Link “Ouvidoria”.