Detran.SP aborda dúvidas sobre serviços online em seu portal

Mais de 30 serviços podem ser feitos pelo internet, como 2ª via da CNH, envio de recurso, consulta de pontos ou débitos do veículo

qua, 29/08/2018 - 18h19 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece mais de 30 serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos e infrações que podem ser feitos de forma online pelo portal www.detran.sp.gov.br.

Para ter acesso aos principais, é preciso fazer um cadastro prévio na página. Abaixo, o Detran.SP esclarece dúvidas comuns relacionadas ao cadastro para que os cidadãos possam utilizar os serviços eletrônicos de forma adequada:

Quais serviços exigem cadastro prévio? – Entre os procedimentos que exigem que os usuários estejam logados no portal estão a solicitação da 2ª via da CNH; e da Permissão Internacional para Dirigir (PID); envio de recursos contra multas aplicadas pelo Detran.SP; indicação de condutor de multa do Detran.SP cometida por terceiro; recursos contra a suspensão ou cassação do direito de dirigir; e multas em veículo próprio, entre outros.

Como fazer o cadastro no portal do Detran.SP? – Informar o CPF após clicar em “Entre ou Cadastre-se” no topo da página www.detran.sp.gov.br e seguir o passo a passo. Ao se cadastrar, o interessado deverá fornecer, além do CPF, algumas informações como o endereço, telefone para contato, e-mail e número de registro da CNH (exceto para quem está em processo de 1ª habilitação ou não possui CNH mas tem veículo registrado no Estado de São Paulo).

Os dados ficam protegidos por uma senha pessoal que será solicitada a cada acesso. Atenção: escolha bem a dica de senha porque será importante se eventualmente esquecer. Se o usuário possuir um veículo registrado em seu CPF, o portal irá solicitar a confirmação do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Tal código está localizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ao tentar me cadastrar, endereço listado não confere com o meu – O portal precisa da confirmação de endereço do condutor ou de cadastro do veículo. O CEP e o endereço devem ser os mesmos cadastrados previamente em um posto do Detran.SP no início do processo de habilitação ou na última vez em que renovou o documento, ou se houve alteração de endereço para a CNH ou veículo. Pessoas que mudaram de endereço depois disso precisam se dirigir a uma unidade portando documento de identificação e comprovante de residência (últimos três meses) para atualização dos dados. Se a mudança ocorreu dentro do mesmo município e o usuário tem contas de consumo (telefone, gás, água) emitidas em seu nome, a atualização pode ser feita pelo próprio portal, mediante login e senha.

Não consigo realizar o cadastro no App do Detran.SP – Para fazer o login ou criar um cadastro no app, basta clicar em um dos serviços que apresentem um cadeado junto ao ícone. Lembramos que o login e a senha gerados no cadastro do portal servem também para o aplicativo.

Esqueci minha senha – Para recadastrar uma nova senha basta inserir o CPF no campo indicado em “Entre ou Cadastre-se” no portal do Detran.SP e clicar em “Esqueci minha senha”. A página informará a “Dica de senha”, mas se mesmo assim não se recordar, é só clicar em “Nova senha” e seguir o passo a passo. Uma nova senha será enviada para o e-mail e telefone cadastrados. Depois, é possível editá-la em “Meu Cadastro”.

Acesso aos serviços eletrônicos do Detran.SP por redes sociais – O cadastro do Detran.SP permite também vincular a conta ao Facebook e ao Gmail, assim a partir do próximo acesso o login pode ser feito por meio dessas redes e o usuário não terá de lembrar da senha cadastrada no portal. Para isso, é só clicar em “Vincular conta” no campo “Associar contas”.

Esqueci meu e-mail – Se não tem mais acesso ao e-mail cadastrado no portal do Detran.SP, o processo é parecido: ao clicar em “Esqueci minha senha”, o usuário deve selecionar a opção “Recadastro” e seguir o passo a passo. A tela disponibilizará um formulário e permitirá iniciar seguir com o recadastro.

Para visualizar o passo a passo ilustrado das dúvidas mais comuns sobre o cadastro para o portal do Detran.SP acesse: http://scup.it/k709.