Detran e Catavento promovem ações de educação para o trânsito

Por meio do Programa Clube do Bem-te-vi, crianças recebem aulas sobre como se comportar nas vias públicas da cidade

qua, 30/05/2018 - 11h02 | Do Portal do Governo

Crianças também são pedestres e merecem orientações sobre trânsito como qualquer outro cidadão. Por meio de uma abordagem bastante lúdica, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) desenvolve atividades com o público infantil ressaltando a importância de ficar atento às normas de trânsito desde cedo.

Neste Maio Amarelo, mês dedicado internacionalmente às questões de conscientização de segurança no trânsito, o órgão deu início a uma ação educativa com os pequenos no Museu Catavento através do Programa Clube do Bem-te-vi. O objetivo é compartilhar de uma maneira fácil e divertida os princípios básicos de segurança e cidadania nas vias públicas.

Desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar, a iniciativa começou no último dia 22 e se encerrará nesta quarta-feira (30). No entanto, o intuito das entidades envolvidas é tornar as atividades regulares no Museu a partir dos próximos meses.

“Nossa intenção é envolver mais turmas até o final do ano para participar das atividades. Nelas, as crianças aprendem brincando os conceitos de respeito e cidadania, tão fundamentais para a construção de um trânsito mais humano”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Por enquanto, as oficinas acontecem exclusivamente para escolas da rede de ensino público e particular agendadas, tanto da capital quanto do interior. No total, foram disponibilizados quatro horários por dia.

“Os policiais [que ministram as aulas] apresentam essas questões de forma bem acessível ao público. Aqui eles aprendem como se portar na via, dentro do carro e até como ser pedestre consciente”, explica a coordenadora educativa do Museu Catavento, Ana Rita Lima.

Além de receberem carteirinha de habilitação, as crianças ganham uma espécie de talão de multas para entregar aos pais à medida que observarem alguma atitude errada no trânsito, como excesso de velocidade e falta de sinto de segurança. A ideia, segundo a coordenadora, é criar crianças responsáveis.

“Elas precisam saber o que pode ou não fazer em uma via pública. Se educarmos enquanto eles são pequenos, teremos motoristas mais conscientes”, completa.

Criado em 2009, o Programa Clube do Bem-te-vi já atendeu 1,5 milhão de alunos em 4.242 instituições públicas e particulares de ensino de 302 municípios do Estado de São Paulo.