#DestinoDaSemana: Aparecida atrai milhões de fiéis católicos

Visitantes vão em busca da religiosidade da cidade, que está entre os dez maiores destinos de peregrinação católica do mundo

sex, 31/03/2017 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os participantes de nossa enquete nas redes sociais escolheram Aparecida como o Destino da Semana, por sua história e arquitetura. A cidade localizada no Vale do Paraíba tem como característica o turismo religioso. Milhares de romeiros e turistas se dirigem à Aparecida atraídos pela beleza de sua Basílica, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, para orar e agradecer pelas graças alcançadas.

A fama da cidade como atração de cunho religioso tem como origem a história de dois pescadores que, em 1717, teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora Aparecida no fundo do Rio Paraíba. Desde então, os devotos que rezavam em frente a imagem passaram a alcançar os pedidos que faziam.

Os relatos deram origem à construção da primeira igreja para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Assim foi construída a Basílica Velha, em 1745, e ao redor dela as primeiras moradias de fiéis e residentes.

A atual Basílica foi construída na metade do Século 20 e está entre os dez maiores destinos de peregrinação católica do mundo. Milhões de visitantes fizeram do município um dos principais núcleos turísticos do país.

Entre outros locais que atraem os turistas está o Bontur – Bondinho Aéreo, que oferece uma linda vista panorâmica do Santuário Nacional e da cidade. Os turistas que quiserem visitar o rio de onde os pescadores retiraram a imagem da santa, devem ir à Balsa Porto Itaguaçu, que conta com um guia para relatar as informações detalhas sobre a data.

O Mirante das Pedras é outro local que proporciona uma bela vista de Aparecida. Está localizado no caminho do Porto Itaguaçu e oferece vista panorâmica de toda as extensão do Rio Paraíba e também da Serra da Mantiqueira. Os romeiros e devotos contam ainda com o Centro de Apoio ao Romeiro, que possui rotas alternativas para uma caminhada mais segura, como a Rota da Luz.

Entre as atrações sem vínculo religioso, é possível visitar o Aquário de Aparecida que conta com uma piscina na qual o visitante pode tocar em tubarões e conhecer outras espécies de água doce e salgada.

Como chegar
Para ir à Aparecida o turista tem duas opções de acesso: as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, vias que apresentam excelente conservação e ampla rede de serviços. O município fica a duas horas de distância da capital.