Desenvolve SP vai financiar projetos de despoluição do Rio Pinheiros

Iniciativa pretende facilitar execução de obras destinadas a revitalização previstas em programa de revitalização do rio

ter, 07/01/2020 - 15h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo vai financiar, por meio da Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor, as empresas vencedoras dos editais públicos realizados pela Sabesp para a despoluição do Rio Pinheiros. O objetivo é acelerar os processos necessários para que os projetos das ganhadoras saiam o quanto antes do papel e possam melhorar a qualidade de vida da população e até otimizar a economia local em torno da extensão atendida.

Como a instituição financeira do governo estadual, a Desenvolve SP vai oferecer financiamentos com vantagens exclusivas para as companhias que ganharem os certames, realizados pela Sabesp, estabelecidos dentro do programa Novo Rio Pinheiros, independente do porte das empresas. Os recursos para essa iniciativa serão da linha de crédito Economia Verde, com taxas a partir de 0,17% ao mês acrescidos da SELIC. Os atendimentos da Desenvolve SP já estão acontecendo, conforme os vencedores de cada lote.

“Essa iniciativa é muito importante para São Paulo, principalmente para a capital, porque fará com que o Rio Pinheiros passe a ter um uso inteligente, impactando positivamente a qualidade de vida da população. Inclusive, outras instituições financeiras poderão participar dos financiamentos”, diz o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza.

O programa Novo Rio Pinheiros tem como meta reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade de suas águas e integrá-lo à cidade. O compromisso do Governo é despoluir o rio Pinheiros e entregá-lo limpo à população da cidade de São Paulo até dezembro de 2022.

“O rio Pinheiros está inserido dentro de um projeto de saneamento básico que engloba uma grande bacia. O Programa Novo Pinheiros tem cinco eixos estruturantes: saneamento, manutenção, tratamento de resíduos sólidos, revitalização e comunicação e educação ambiental. Temos convicção que é possível revitalizar o rio Pinheiros”, afirmou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, na assinatura dos quatro primeiros contratos do pacote de obras, em 2 de dezembro de 2019.

Sobre a Desenvolve SP

Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo de São Paulo que, por meio de linhas de crédito de longo prazo, fomenta o crescimento planejado das micro, pequenas e médias empresas e dos municípios paulistas. Ao longo de sua atuação, a instituição ultrapassou a marca de R$ 3,5 bilhões em financiamentos, impactando diretamente na geração de emprego e renda em todo Estado. Para saber mais acesse www.desenvolvesp.com.br.