Desenvolve SP tem linha de crédito para reflorestamento e criação de áreas verdes

Neste Dia da Árvore (21), destaque para o financiamento para projetos de criação e recuperação de vegetação em áreas urbanas e rurais

ter, 21/09/2021 - 17h24 | Do Portal do Governo

No dia em que é celebrado o Dia da Árvore (21 de setembro), empreendedores têm linha de crédito com condições facilitadas para investir em projetos de recuperação florestal em áreas urbanas e rurais pelo Desenvolve SP, banco do Governo do Estado de São Paulo.

Por meio da Linha Economia Verde (LEV), micro, pequenas e médias empresas podem financiar projetos de criação e recuperação de áreas por aflorestamento ou reflorestamento; recomposição de matas ciliares e nascentes; e reflorestamento para compensação de emissões.

A iniciativa integra a série de medidas da instituição financeira para estimular a retomada da economia de forma sustentável para as empresas, o meio ambiente e a sociedade. Também atende aos itens 13 e 15 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS, que propõem ação contra a mudança global do clima e proteção da vida terrestre, respectivamente.

Crédito verde

Por meio da LEV, empresas podem obter crédito para recuperação florestal. As linhas financiam também outros projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, geração de energias renováveis e eficiência energética, além de projetos de saneamento e gestão de resíduos sólidos e compra de máquinas e equipamentos que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente. Conheça as condições:

Linha Economia Verde – LEV

Financia projetos que promovem a redução de emissões de gases de efeito estufa – como os de reflorestamento -, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.

Taxa: a partir de 0,53% ao mês acrescidos da Selic

Prazo: até 120 meses*

Carência: até 36 meses

*incluindo a carência

LEV – Saneamento e Resíduos

Linha específica para micro, pequenas e médias empresas obterem crédito para financiamento de projetos de preservação da água e gestão de resíduos sólidos.

Taxa: a partir de 0,53% ao mês acrescidos da Selic

Prazo: até 120 meses*

Carência: até 36 meses

*incluindo a carência

LEV – Máquinas

Financia máquinas e equipamentos que promovem a redução de emissões de gases de efeito estufa, minimizam o impacto da atividade produtiva no meio ambiente, reduzem o consumo de energia e/ou combustíveis e cuja atividade proporciona ganhos sustentáveis.

Taxa: a partir de 0,53% ao mês acrescidos da Selic

Prazo: até 60 meses*

Carência: até 12 meses

*incluindo a carência

Urgência global

O mundo necessita de 1,2 trilhão de novas árvores para conter o aquecimento global, segundo estudo publicado pela revista Science em 2019. Cientistas concordam que plantar árvores e preservar as florestas que já existem é a melhor solução para reduzir drasticamente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera. Para conter o aquecimento global, no entanto, é necessário que haja também redução da emissão de gases de efeito estufa.

O novo relatório global do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), divulgado em agosto desse ano, indica que a temperatura média do planeta tende a aumentar 1,5 ºC nas próximas duas décadas, trazendo devastação generalizada. Muitas das mudanças descritas são sem precedentes – algumas estão em andamento agora, enquanto outras — como o aumento contínuo do nível do mar — permanecerão “irreversíveis” por séculos a milênios.