Desenvolve SP selecionará fintech para projeto-piloto de microcrédito

Vencedora vai apoiar tomada de crédito para MEIs de Heliópolis e Paraisópolis; interessadas podem participar de pregão nesta sexta (13)

seg, 09/04/2018 - 16h34 | Do Portal do Governo

A Desenvolve SP, agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, abriu edital de licitação para a contratação de uma empresa de tecnologia financeira (fintech).

A iniciativa, inédita entre as instituições de fomento do país, é o primeiro passo para colocar em prática o projeto-piloto do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vai testar um novo modelo de financiamento para ampliar e desburocratizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) de favelas brasileiras.

O projeto-piloto terá início em Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores comunidades paulistanas. De acordo com o edital, será vencedora da licitação a fintech que apresentar a melhor proposta comercial que ofereça soluções para agilizar o processo de aprovação de financiamentos.

“Vamos utilizar o modelo de negócios das fintechs, baseado no uso de algoritmos e da automatização de processos, para cruzar informações que facilitem a avaliação de risco e acelerem a contratação e a liberação de recursos para os MEIs”, explica Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP. A ideia é que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48h.

A iniciativa de um edital para a contratação de fintechs é um modelo pioneiro entre agências de fomento. “Estimular o acesso da população economicamente ativa a serviços financeiros através de Fintechs é um desafio que a ABFINTECHS se empenha diariamente e este trabalho em conjunto com a Desenvolve SP é o primeiro relacionado a Bancos Regionais de Desenvolvimento e deve servir de exemplo para as nossas iniciativas em outros estados”, constata Stéphanie Fleury, Diretora-Executiva da Associação

Além de permitir uma maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas vai levar desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados.

Segundo o executivo, quando tiver início a segunda etapa do projeto, o Sebrae irá promover oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades e a Desenvolve SP, junto com a fintech, operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, aportará os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.

O edital da licitação, com todos os prazos e informações, está disponível no site da Desenvolve SP. A sessão pública para a abertura dos envelopes ocorre na próxima sexta-feira (13), às 11h, na sede da instituição financeira, localizada na Rua da Consolação, 371 – região central da cidade de São Paulo.