Desenvolve SP completa 10 anos de incentivo à Economia Criativa

Agência de Desenvolvimento do Governo comemora uma década apoiando o crescimento dos empreendimentos no território paulista

ter, 23/04/2019 - 20h08 | Do Portal do Governo

Quando a criatividade e o conhecimento são os principais componentes dos produtos de uma empresa, certamente ela faz parte da cadeia produtiva da Economia Criativa. É nela que estão inseridos segmentos como propaganda, arquitetura, artes e antiguidades, artesanato, design, moda, cinema e vídeo, música, artes cênicas, editoração, softwares de lazer, rádio e TV, entre outros.

Com o apoio da Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo do Estado, as empresas que atuam no setor estão contribuindo cada vez mais com o fortalecimento da economia paulista.

A Economia Criativa pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. Dentro de um cenário em que os produtos são cada vez mais parecidos, a criatividade se tornou um ativo importante, consolidando-se como um dos fatores determinantes para aumentar a vantagem competitiva das empresas.

O apoio da Desenvolve SP à Economia Criativa começou cedo, no início das operações da instituição. Em 2010, financiou a aquisição de máquinas para uma pequena empresa de joias em Limeira, no interior do Estado.

Hoje, grande parte dos financiamentos da Agência voltados para inovação atendem empresas de softwares ou projetos relacionados à criação de aplicativos (apps) ou games. Uma dessas empresas é a Flux Games Studio, uma desenvolvedora de jogos eletrônicos que já produziu materiais para grandes empresas e multinacionais, e hoje foca em conteúdos próprios para lançamento comercial.

“O mercado da criatividade no Brasil é vasto e bastante produtivo, com um grande potencial de crescimento, e nosso objetivo é incentivar essa rica diversidade cultural presente no Estado para impulsionar o desenvolvimento da economia, contribuindo para a geração de emprego e renda”, diz Rafael Bergamaschi, superintendente de negócios da Desenvolve SP.

Além de financiar empresas que apostam na Economia Criativa, a Agência estimula o segmento e já apoiou importantes eventos como o “Big Festival”, maior feira do setor de games da América Latina, e na área do cinema (audiovisual) o já consagrado festival internacional de documentários “É Tudo Verdade”.