Dersa antecipa entrega de balsa na Travessia Santos/Guarujá

Modernização foi concluída 17 dias antes do previsto; embarcação passa a integrar a frota de nove plataformas flutuantes

ter, 23/05/2017 - 10h02 | Do Portal do Governo

Retirada de atividade em novembro de 2016 para ser modernizada, a balsa FB-26 retomou antecipadamente a operação da Travessia Santos/Guarujá. A reforma, conduzida pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, foi concluída 17 dias antes da previsão inicial.

Com capacidade para 32 veículos, a embarcação passa a integrar a frota de nove plataformas flutuantes que transportam, em média, 23 mil automóveis diariamente, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, o fluxo diário chega a 18 mil carros.

Os serviços contemplaram toda a estrutura em aço, sistemas elétrico, eletrônico e hidráulico, além do sistema de propulsão (motores, reversores, eixos, hélices e lemes). A barca também recebeu novos equipamentos de resgate, pintura e abrigo de pedestres com acessibilidade. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,7 milhões.

Recursos
Esta é a primeira embarcação disponibilizada aos usuários do total de sete plataformas previstas para serem reformadas em 2017. O aporte total de recursos será de R$ 20,7 milhões. A companhia aproveita a baixa temporada para executar o plano de modernização da frota e renovação dos Certificados de Segurança da Navegação. A época torna-se ideal para a realização dos trabalhos, pois a demanda de usuários diminui sensivelmente.

Desde março deste ano, a Dersa realiza remanejamentos na frota para adequá-la à realidade do período. Isso permite que o sistema de Travessias Litorâneas retome a capacidade total para a temporada de verão 2017/2018.

A companhia entregou, a partir do início do ano passado, 15 embarcações totalmente remodeladas, com recursos de R$ 34,8 milhões. O Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011, já investiu R$ 309 milhões nos oito serviços administrados pela Dersa, o que resultou em aumento de 30% na capacidade operacional do sistema.

Demanda
Na Travessia Santos/Guarujá, estão fora de operação para reforma as embarcações FB-27 e FB-28 (investimentos, respectivamente, de R$ 3,2 milhões e R$ 2,6 milhões), com regresso esperado para o início de agosto.

As próximas balsas a integrar a iniciativa serão o FB-24 e o FB-21. Para atender a demanda, o trecho conta com os reforços do FB-29 e do FB-18, que chegaram a Santos em fevereiro e março, respectivamente.

Acompanhe em tempo real as informações das Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo pelos seguintes canais: portal da Dersa, Twitter (@travessiasdersa) ou 0800-7733-711.