Deic prende seis durante operação de combate à fraude em meios eletrônicos

Operação “Crédito Violado”, coordenada pela 4ª DIG, cumpriu 28 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão

qui, 09/01/2020 - 20h03 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SSP
Investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos

Policiais civis da 4ª DIG (Investigações sobre Fraudes Patrimoniais por Meios Eletrônicos), do Deic, realizaram nesta quinta-feira (9) uma operação de combate a uma organização criminosa envolvida com fraudes em meios eletrônicos.

Denominada operação “Crédito Violado”, as ações foram responsáveis pelo cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão. Seis pessoas foram presas durante os trabalhos e outras três já foram identificadas. As diligências ocorreram na capital e em municípios da região metropolitana.

Segundo o delegado titular da especializada, Dr. Carlos Henrique Ruiz, as investigações começaram em dezembro de 2018 depois que a organização criminosa realizou uma fraude estimada em R$ 160 milhões.

Estima-se até três mil pessoas tenham sido vítimas do grupo. As instituições financeiras, porém, foram capazes de bloquear parte das transações e cerca de R$ 100 milhões foram resgatados até o momento.

Ainda de acordo com o delegado, o golpe era praticado por intermédio do envio de e-mails fraudulentos e mensagens através de aplicativos capazes de obter os dados pessoais e bancários das vítimas. Desta forma, os suspeitos acessavam as contas, realizavam empréstimos e transferiam os valores para outras contas. As vítimas eram selecionadas de maneira aleatória.

Os criminosos vão responder por lavagem de dinheiro e fraude. As investigações continuam com o intuito de identificar e localizar demais envolvidos com as fraudes.