Definidas start-ups que irão testar soluções junto ao governo de SP

Doze empresas de tecnologia foram escolhidas pelos órgãos estaduais no programa Pitch Gov.SP para trazer inovação ao setor público

qua, 31/01/2018 - 19h26 | Do Portal do Governo
DownloadCiete Silvério/A2img
Segunda edição do Pitch Gov.SP aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

No dia 9 de novembro do ano passado, durante a segunda edição do Pitch Gov.SP, 16 start-ups foram selecionadas entre as 254 inscritas para apresentar suas soluções a líderes do governo e especialistas em tecnologia, empreendedorismo e inovação em Pitchs de cinco minutos.

O Pitch Gov.SP é o programa do governo do Estado de São Paulo para trazer inovação para o setor público, possibilitando a parceria com start-ups para resolver desafios relevantes para o Estado.

As três empresas que receberam as maiores notas na apresentação – Portal Telemedicina, Matific e Colab – foram convidadas pelo Sebrae-SP para participar do SXSW, festival mundial de tecnologia, cultura, empreendedorismo e inovação que acontece em março de 2018 em Austin, no Texas (EUA).

Após o evento, as start-ups foram analisadas de forma mais profunda quanto às possibilidades técnicas das soluções apresentadas e a compatibilidade com o desafio nas áreas de educação, estatística e análise de dados, finanças públicas, habitação, transparência e controle interno, saneamento e energia, saúde e transporte.

Essas etapas de aprofundamento identificaram 12 start-ups com soluções aderentes aos desafios e que receberam recomendação das comissões de análise para realização de testes junto ao governo do Estado de São Paulo.

Nas próximas semanas, as start-ups selecionadas irão assinar convênios para que suas soluções possam ser testadas em busca da melhoria dos serviços públicos. Confira abaixo mais detalhes sobre as empresas selecionadas:

Matific – Plataforma interativa de jogo para auxiliar o aprendizado de matemática, com opções customizáveis de apoio ao professor, será testada nos anos iniciais das escolas da rede pública estadual de ensino.

MGov – A solução Eduq+ será testada junto a escolas estaduais enviando mensagens aos pais e responsáveis, incentivando a participação na vida escolar dos alunos.

Next Code – Serão utilizadas tecnologias de tratamento de imagens (computer vison) e machine learning para automatizar a extração e a interpretação de informações de imagens (declarações de nascido vivo e óbito).

Dom Rock – Por meio de plataforma digital, o cidadão terá fácil acesso a bases dados do Estado de SP, podendo realizar buscas, interagir com bots, fazer downloads, entre outros serviços.

Pris – Com uso de inteligência artificial, a solução ‘Projeção de Folha’ permite ao gestor entender, de acordo com todas as regras legais, os gastos e investimentos com pagamentos no curto, médio e longo prazo e será testada junto à Secretaria de Fazenda.

Blu 365 – A plataforma de negociação de dívidas será testada como um novo canal de comunicação da Secretaria de Fazenda com a população para tornar mais simples o pagamento de certos tributos.

SmartSíndico – Aplicativo que permite aos síndicos uma fácil gestão dos prédios sem o intermédio de companhias de gestão predial, será testado em conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

Colab – Plataforma para web e aplicativo que permite uma melhor comunicação entre população e setor público, será testada para aumentar a interação com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp). Também fará testes junto ao sistema de ouvidorias como mais um canal para a população fazer sugestões, elogios e reclamações a órgãos selecionados.

Portal Telemedicina – Para trabalhar pelo grande desafio de integrar os diferentes sistemas em uso pela Secretaria de Saúde e dar ainda mais informação aos gestores públicos, a plataforma será testada com seu uso de inteligência artificial para gerar análises e relatórios a partir de vários sistemas.

Cloudia – A secretária virtual será testada junto à Secretaria de Saúde para lembrar pacientes de suas consultas, tirar dúvidas e dar informações sobre exames e atendimentos.

Saútil – Essa solução será testada junto à Ouvidoria Geral para ajudar a população a encontrar os serviços e espaços públicos mais próximos por meio da utilização de serviços de georeferrenciamento.

CittaMobi – Aplicativo com informação sobre itinerários e localização de ônibus, será testado junto à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) para oferecer à população informações sobre os ônibus intermunicipais e receber comentários sobre os serviços oferecidos pelas concessionárias.

Para obter mais informações, acesse o site do Pitch Gov.SP.