Defesa Civil do Estado de SP prorroga Operação Chuvas de Verão

Previsão de frente fria que se aproxima do território paulista nos próximos dias pode causar fortes chuvas em várias regiões

sex, 31/03/2023 - 7h02 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado prorrogou até o dia 15 de abril o fim da Operação Chuvas de Verão 2022/2023, para os 177 municípios que fazem parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), por causa da previsão de uma frente fria na primeira quinzena do mês, que pode acarretar fortes chuvas em todas as regiões.

A operação teve início em 1º de dezembro de 2022 e terminaria nesta sexta-feira (31). A decisão foi tomada em conjunto com todos os coordenadores e diretores das Defesas Civis estaduais e regionais, IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental) e IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica).

“Ao ouvir todos os membros do Comitê, decidimos pela continuidade por mais 15 dias, pois entendemos que é importante termos a plena condição de darmos pronta resposta aos municípios diante de alguma ocorrência em virtude das chuvas”, explicou o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

Durante a operação foram registradas 400 ocorrências, que resultaram em 98 mortes, cinco pessoas desaparecidas, 58 feridas, 20025 desalojados e 3410 desabrigados.