Defesa Civil de SP promove V Seminário sobre Desastres Naturais

Ação nesta quarta-feira (13) foi realizada em parceria com a Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão

qua, 13/10/2021 - 15h49 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), em parceria com a Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (ABJICA), realizou nesta quarta-feira (13) o V Seminário sobre Desastres Naturais, em alusão ao Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais.

O objetivo do encontro foi disseminar a cultura de redução de riscos e desastres, a partir da discussão de importantes assuntos que contribuem para a construção de cidades mais seguras, sustentáveis e resilientes.

O seminário contou com a presença de especialistas, dentre eles o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Romanek; Representante Chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA), Sr. Masayuki Eguchi; Diretor e Conselheiro da ABJICA, Sr. Massahaki Shimada; Diretor do Núcleo de Prevenção, da Defesa Civil do Estado, 1º Tenente PM Lourençon; representantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Sérgio Damiati e Milene Soares Barbosa, da Coordenadoria Pedagógica, Giselle Teles, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação; Flávio Antonio Gomes de Azevedo, do Gabinete do Secretário; e o Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Tenente Coronel PM Shoichi, que abordaram temas contemporâneos como o Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres e o Projeto Disaster Recovery.

Escola mais Segura e Aplicativo Centro de Mídias

O Programa “Escola + Segura”, idealizado pelas Secretarias de Estado da Educação (SEDUC), Segurança Pública (SSP) e Casa Militar, por intermédio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, foi reconhecido pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como exemplo de boa prática no eixo temático Defesa Civil na Escola.

Tratam-se de ações integradas envolvendo diversas entidades do poder público, com o objetivo de melhorar a resiliência nas comunidades escolares, veiculando conteúdos disciplinares relacionados a riscos sociais, naturais e tecnológicos, atuando na cultura de percepção de risco dos estudantes. Foi desenvolvido com base em princípios norteadores internacionais, definidos na Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para Redução do Riscos de Desastres (UNDRR).

O programa foi estruturado em três linhas de ação: o Protocolo de Proteção à Vida, os Alertas sobre riscos de desastres e a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD).

Na ERRD, foram transmitidas, pelo app Centro de Mídias da SEDUC e seus canais do youtube, oito trilhas formativas que trataram do Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil, riscos de desastres no Brasil e no estado de São Paulo, percepção de risco, mudanças climáticas e desastres, comunidades resilientes, drogas e violência, primeiros socorros e arboviroses e sindemia.