DAEE vai investir R$ 8 milhões na manutenção do paisagismo do Tietê

Vegetação entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros possui largura variável entre 2 e 10 metros, no nível da Marginal Tietê

seg, 20/01/2020 - 16h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação DAEE
O jardim foi implantado em 2007 para integrar as margens do rio à paisagem urbana da cidade

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai investir R$ 8 milhões nos próximos 12 meses no serviço de manutenção do paisagismo das margens do rio Tietê no trecho entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros.

O grande canteiro, com cerca de 50 quilômetros de extensão (25 quilômetros em cada margem do rio) foi implantado em 2007 com objetivo de integrar as margens do rio à paisagem urbana da cidade, impedir ocupações irregulares e reforçar os cuidados ambientais com as margens do Rio Tietê.

O espaço com 550 mil metros quadrados, equivalente a 80 campos de futebol, conta com aproximadamente 40 mil árvores – entre aroeiras, quaresmeiras, paus-brasis, palmeiras, jatobás, ipês, chorões, manacás da serra, cerejeiras; mais de 140 mil arbustos de 70 espécies diferentes, com porte de até 30 centímetros de altura, além de 260 mil metros quadrados de forração de grama amendoim, lírios, barba de serpente, esmerada e vedélia; e 57 mil metros quadrados de gramados.

A vegetação ocupa uma faixa de terreno com largura variável entre 2 e 10 metros, no nível da Marginal Tietê.

O serviço inclui a poda de árvores e arbustos; replantio de árvores, arbustos, grama e vedélia em áreas degradadas; o corte de grama, adubação, controle de pragas e espécies invasoras e irrigação por caminhão-pipa.

O trabalho inclui também remoção de lixo e entulho, enviado para aterros sanitários credenciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, manutenção das vias de serviço e sistema de drenagem superficial.