DAEE encerra ciclo de férias em Pedreira

Atividades culturais e de recreação fizeram parte da agenda de férias do Programa de Educação Ambiental do órgão

ter, 04/02/2020 - 11h14 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação DAEE
Grupo criou um terrário com garrafa pet e filtro de café usado

Na última semana de janeiro, nos dias 28 e 30, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) realizou o último ciclo de oficinas de férias do Programa de Educação Ambiental, com atividades lúdicas sobre a importância da preservação do meio ambiente e seus recursos naturais.

Trata-se de uma proposta voltada à Responsabilidade Social, do DAEE, empresa empreendedora da Barragem Pedreira. O projeto do Governo do Estado de São Paulo tem o objetivo de aumentar a oferta de água para 23 municípios da região de Campinas, além de regularizar a vazão do Rio Jaguari.

A semana começou com atividades para 14 crianças entre 8 e 9 anos de idade do Serviço de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente (SAMUCA), localizado no Jardim Triunfo, na cidade de Pedreira.

“Durante essas oficinas as crianças discutem sobre a importância da preservação das matas e da reciclagem, ampliando os conhecimentos sobre o que é necessário para uma planta sobreviver e as formas corretas de descarte de resíduos sólidos”, explica a pedagoga do projeto, Ticiane Bernardo.

Com essa perspectiva, o grupo criou um terrário com garrafa pet e filtro de café usado, reproduzindo as condições ambientais necessárias para o cultivo. Outra proposta foi montar um jogo de boliche, também de pets, numeradas, trabalhando as funções matemáticas de adição e subtração.

Ao ser perguntada sobre a atividade, Evelyn, 9, disse que fez o terrário com tanto carinho que vai guardar em seu quarto. Já Gabrielle, 9, igualmente, falou que deseja muito ter uma plantação e que vai deixar o terrário em seu quintal, que só tem pedra.

Encerramento

DownloadDivulgação DAEE
Última oficina aconteceu na rua de acesso ao canteiro de obras, Pe. Francisco Salvino

A última oficina de férias aconteceu na quinta-feira, dia 30, com as crianças da rua de acesso ao canteiro de obras, Pe. Francisco Salvino, encerrando as atividades do período.

“A agenda com crianças é essencial”, avalia Marta Alcione Pereira, coordenadora do projeto pelo DAEE, acrescentando que a programação normal retorna em fevereiro nas escolas da rede municipal e estadual de ensino de Pedreira.