Da cozinha ao futebol: aprender matemática pode ser divertido

Secretaria da Educação lista atividades simples que utilizam tabuada, métrica, frações e ângulos para estimular os pequenos nas férias

qua, 11/07/2018 - 9h24 | Do Portal do Governo

Os números fazem parte do nosso dia a dia e estão presentes nas mais diversas situações, como ver as horas, contar o dinheiro e até calcular o tempo entre a casa e a escola. Diante disso, a Secretaria da Educação de São Paulo reuniu uma série de atividades para aproximar as crianças da matemática nestas férias.

A ideia é que os pais aproveitem situações simples, como ir à feira, preparar almoço ou mesmo assistir a um filme para estimular os pequenos a aprender mais sobre a disciplina.

Feira e supermercado

Na hora de ir ao mercado ou à feira livre, leve junto caderno e lápis. Incentive a criança a fazer anotações e ajudar a comparar os preços dos produtos. O ambiente também é ideal para ensinar a leitura de quilogramas, litros e metros. Deixe que a criança veja o resultado na balança, por exemplo. No caixa, se o pagamento for em dinheiro, peça para conferir o troco.

Cinema e música

Alguns filmes também trazem a matemática como tema central. É o caso de Mentes que Brilham, A Corrente do Bem e Uma Mente Brilhante. Esse último narra a vida do famoso matemático John Forbes Nash. A disciplina também foi citada em música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Os Números, de Raul Seixas.

Esportes

Para quem curte esporte, o futebol (e a Copa do Mundo) é uma ótima fonte de aprendizado da matemática. Sugira uma pesquisa sobre as dimensões da área do campo, a velocidade da bola, os quilômetros percorridos por cada time, a capacidade limite das arquibancadas, entre outros temas.

Cozinha

Se a criança gosta de se aventurar na cozinha, a dica é colocar a mão na massa. Para não errar e fazer uma receita deliciosa, explique a importância das frações e medidas. Outra ideia é conduzir a leitura dos rótulos e checar a quantidade (em porcentagem) de sódio, açúcar, calorias, gordura e por aí vai.