Novotec Expresso recebe inscrições até domingo (8)

Programa oferece cursos gratuitos de qualificação a estudantes da rede estadual de São Paulo; Via Rápida Virtual também tem vagas abertas

sáb, 07/12/2019 - 8h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Centro Paula Souza, oferece oportunidade de qualificação em cursos rápidos e gratuitos por meio dos programas Novotec Expresso e Via Rápida Virtual, que estão na reta final para receber inscrições para turmas em 2020.

Pelo Novotec Expresso são oferecidos 31 cursos, em áreas como tecnologia da informação, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras, em mais de 150 municípios paulistas. A carga horária total é de 200 horas/aula feitas em um semestre, de forma presencial. As inscrições podem ser realizadas até este domingo (8) pelo site www.novotec.sp.gov.br.

As aulas são voltadas para alunos do ensino médio da rede estadual e são ministradas por professores do Centro Paula Souza em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e escolas da Secretaria da Educação. Veja neste link as vagas por Região Administrativa e curso.

Natan Ferrite Teixeira, aluno do curso de gestão de pequenos negócios, conta que graças às aulas ajudou a avó a escolher o melhor local para montar o comércio e no controle das contas do negócio. “Quero continuar nesse ramo, para ver se abro uma loja minha. Com o curso do Novotec, eu vi o local exato para minha avó abrir a loja dela, sem ter interferência de outros mercados maiores por perto. A gente mudou o local e passa muitas pessoas por perto e o comércio dela está indo para frente”, conta.

O critério de seleção do Novotec Expresso priorizará estudantes matriculados em escolas que ficam a menos de dois quilômetros do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. O Novotec Expresso não utiliza o Vestibulinho como forma de seleção.

“O Novotec proporciona a esses educandos a oportunidade de estarem buscando novos caminhos, aguçando o empreendedorismo, o que é interessante para a vida deles também”, afirma a professora de português, Wanir Vasconcelos Paixão.

Via Rápida Virtual

Na modalidade de Educação a Distância (EAD), as aulas do Via Rápida Virtual são realizadas no formato online. Podem se inscrever candidatos com idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. As inscrições devem ser feitas até segunda-feira (9) pelo site www.viarapida.sp.gov.br.

São oferecidos quatro cursos, com duração de 80 horas, ministrados pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) com conteúdo elaborado pelo Centro Paula Souza:
– Gestão Administrativa
– Planejamento Empresarial
– Lógica de Programação
– Banco de Dados