Curso do Centro Paula Souza abre 2ª Semana Equestre de Jundiaí

Qualificação profissional em Gestão de Equinocultura aborda práticas como criação de cavalos e manejo reprodutivo

qui, 09/05/2019 - 11h12 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira (10) o segundo módulo do curso gratuito de qualificação profissional em Gestão de Equinocultura, oferecido na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, localizada em Jundiaí, na região de Campinas. A capacitação abre pela segunda vez consecutiva a Semana Equestre na cidade, que vai até dia 19.

O curso é ministrado para turmas de 30 alunos e se divide em seis módulos, que abordam práticas como criação de cavalos em regime de confinamento ou em campo, formação de pastagens, manejo reprodutivo, higiene e alojamento dos animais, entre outras funções.

Para receber o diploma de gestor de equinocultura, é necessário completar os seis módulos. O primeiro foi o de Técnica de Casqueamento e Ferrageamento, seguido por Administração de Haras, que começa nesta sexta. Os demais são Auxiliar de Inseminação de Cavalo, Domador, Tratador e Trotador. Os estudantes são certificados no final de cada um deles.

“Jundiaí tem muitos criadores de cavalo que precisam de prestadores de serviço qualificados. Por isso nos procuraram para que repetíssemos a formação esse ano”, afirma o coordenador do curso Eduardo Alvarez.

A capacitação foi elaborada por professores das Etecs em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região (Amvejur), Romaria Diocesana Mista de Jundiaí e Sindicato Rural de Jundiaí.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O CPS administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Etecs estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.