Cuidado: embutidos em excesso podem ser prejudiciais a saúde

Produtos constituídos a base de carne são alimentos pobres em nutrientes e cheios de substâncias químicas

sex, 05/04/2019 - 18h22 | Do Portal do Governo

Quem gosta de praticidade e sabor, provavelmente está acostumado a comer embutidos. Esse tipo de alimento, muito consumido pela população brasileira em diversas refeições, muitas vezes são considerados saudáveis. Mas cuidado, eles podem ser prejudiciais a saúde.

São conhecidos por embutidos os produtos constituídos a base de carne, principalmente suína, picada e condimentada com forma geralmente simétrica. São alimentos pobres em nutrientes e cheios de substâncias químicas.

O sal e aditivos químicos utilizados em excesso nos alimentos podem provocar câncer, quando somados a fatores genéticos e hábitos de vida. A doceira Rosania Santos afirma que gosta muito dos embutidos: “Prefiro o peito de peru do que o peito de frango. O gosto do defumado é melhor.”

Já a funcionária pública Ana Maria Barbosa Silva conta que tem dois filhos que não abrem mão. “Eles gostam de comer no pão, na refeição também. É muito gostoso, eu também não abriria mão”, afirma.

O planejamento é uma das maneiras driblar a falta de tempo e preparar refeições saudáveis para melhorar a alimentação. Reservar alguns minutos do dia pode ser a solução para corrigir a alimentação e diminuir o consumo de enlatados e embutidos.

O médico José Eluf Neto orienta que não é preciso parar, mas comer com moderação. “Não é para comer todo dia. Evitar comer os embutidos de manhã e de noite. Fazer trocas por peixes e frangos. O segredo é saber comer com moderação”, finaliza.