Cravi realiza 198 atendimentos em maio

Técnicos têm acompanhado vítimas por telefone e vídeo a fim de assegurar assegurar assistência psicossocial e jurídica durante quarentena

sáb, 20/06/2020 - 12h26 | Do Portal do Governo

Desde o início da recomendação de práticas de distanciamento social, os técnicos da sede do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizam atendimentos, via telefone, e-mail, e videoconferência, para assegurar a assistência psicossocial e jurídica às vítimas. Em maio, foram realizados 198 acolhimentos, aumento de 71% comparado à média mensal de janeiro a abril de 2020, que chegou a 116.

“Estamos ligando da nossa residência e as vítimas estão se sentindo mais próximas, acolhidas. O Cravi está presente mesmo que não seja fisicamente”, afirmou a psicóloga do programa, Priscila Santos Martins D´Auria.

Já para o coordenador do Cravi, Bruno Fedri, o isolamento social apresentou desafios inéditos para a realização dos atendimentos aos usuários do programa. “Sabemos que para as vítimas de violência a iniciativa de ficar em casa, embora orientada pelas organizações de saúde, oferece complicadores particulares que devem ser compreendidos para a promoção da segurança e do cuidado com as mesmas”, afirmou o coordenador.

Por meio do telefone (11) 3291-2624 a vítima pode deixar seu nome e telefone que a equipe do Cravi retornará o contato para triagem e acolhimento. Os atendimentos também ocorrem via e-mail: cravi@justica.sp.gov.br e por videoconferência.