CPTM realiza 3ª edição do Expresso Turístico Italiano

A viagem no tempo vai para a terra da uva e do vinho para reviver as alegrias e os dramas dos imigrantes italianos

dom, 14/05/2017 - 17h03 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará a 3ª edição do Expresso Turístico Jundiaí Italiano. Uma parceria com a Rizzatour Turismo. Durante a viagem, haverá apresentações culturais. As atrações começam no dia 24 de junho, um sábado, na plataforma de embarque na Estação da Luz, às 7h45.

A recepção será feita pelos guias e pelos artistas dos grupos Folklorístico Stella Bianca e Cia. Paulista de Artes. Serão interpretadas as danças e cantos típicos das culturas italiana e alemã. Os músicos e cantores também vão alegrar os passageiros durante toda a viagem.

O roteiro complementar Rural e Cultural é oferecido pela Rizzatour. Explora a influência da imigração Italiana, presente na ferrovia e na região do Circuito das Frutas. Inclui também uma visita monitorada a uma vinícola, para conhecer o processo de produção do vinho. E, com direito a degustação e compras na adega, almoço em restaurante campestre e participação na tradicional “Pisa da uva”.

A “pisa da uva” relembra a forte influência dos antepassados italianos. Na época as famílias vizinhas se reuniam nas diversas regiões da Itália para celebrar a colheita, preparo e produção do vinho. Tal como antigamente, os visitantes serão embalados pelas músicas, comida e danças típicas.

A viagem tem duração de 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi. Primeira estrada de ferro implantada ainda em 1867, pela antiga São Paulo Railway.

Vale lembrar que o bilhete da CPTM, adquirido nas bilheterias da Estação da Luz ou Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, contempla exclusivamente a viagem de ida e volta e somente no dia 24 de junho incluem as cortesias que serão oferecidas dentro do trem.