CPTM inaugura ‘Espaço Acolher’ nas estações Guaianases, Dom Bosco e Tatuapé

Local visa dar atendimento humanizado e com privacidade a vítimas de assédio sexual em trens e estações

qui, 12/03/2020 - 20h17 | Do Portal do Governo

A CPTM inaugurou nesta quinta-feira (12) o “Espaço Acolher” nas estações Guaianases e Dom Bosco, na Linha 11-Coral, e Tatuapé (linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade). As inaugurações fazem parte do Programa “Em Movimento por Elas”, uma rede de proteção permanente para passageiras e colaboradoras.

O espaço visa dar atendimento humanizado e com privacidade a vítimas de assédio sexual nos trens e estações. Na Estação Tatuapé, as agentes de estação ainda decoraram o espaço para deixá-lo ainda mais acolhedor.

Os espaços já estão funcionando na Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa) e na Estação Pinheiros (Linha 9-Esmeralda). E, nesta sexta-feira (13), chegará nas estações Carapicuíba (8-Diamante), Palmeiras-Barra Funda (7-Rubi e 8-Diamante) e Franco da Rocha (7-Rubi).

Também haverá serviços de beleza gratuitos para as passageiras que utilizam a Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira. O Instituto Embelleze vai oferecer serviços de maquiagem, designer de sobrancelhas e esmaltação, das 11h às 16h.

O Programa “Em Movimento por Elas” foi lançado na segunda-feira (9) e tem parceria com o Instituto Avon, que vai participar do programa com treinamento das equipes de estação e segurança sobre violência contra mulheres e meninas, workshop para colaboradores sobre o papel dos homens no enfrentamento à essas violências, criação de nova campanha contra assédio sexual nos trens e estações, apoio para estruturação do canal de denúncia, além de doação de cartilhas sobre “Relacionamentos Saudáveis” e “Detecção Precoce do Câncer de Mama”.