CPTM: estação Pinheiros recebe exposição sobre profetizas romanas

Obra do artista Dayan de Castro representa trabalhadoras rurais do cerrado brasileiro como personagens da mitologia romana, as sibilas

ter, 17/04/2018 - 20h11 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira (17) a exposição Sibila na Estação Pinheiros, que atende a Linha 9-Esmeralda. A mostra fotográfica do artista visual Dayan de Castro tem parceria com o Senac e apoio da CPTM e ficará em cartaz até o dia 18 de maio.

A exposição reúne retratos de trabalhadoras rurais do cerrado brasileiro, que representam as sibilas, profetizas romanas. A lenda dizia que eram mulheres tão velhas quanto a terra e que eram capazes de prever o futuro em virtude de seu extenso conhecimento do passado, e não por adivinhação.

As réplicas dos originais foram ampliadas e serão exibidas ao público com 1,40 metro de altura. As imagens foram produzidas entre 2011 e 2017 nos estados de Minas Gerais e Bahia e reveladas em mármore, a partir da técnica Van Dyke Brown, que imprime imagens em coloração marrom sem necessitar da câmara escura para a revelação.

Sobre o artista

Dayan de Castro é mestre em artes visuais pela Unicamp (Universidade de Campinas) e bacharel em fotografia pelo Senac. Desde 2008, ele desenvolve composições autorais em vídeo e fotografia, além de atuar como professor no curso técnico do Senac Lapa Scipião.