CPTM: Estação Brás promove exames de colesterol

Ação acontece nesta quarta-feira (8) e busca conscientizar público; pesquisa mostra que metade dos brasileiros desconhecem o tratamento

ter, 07/08/2018 - 8h34 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Nacional de Controle do Colesterol, celebrado nesta quarta-feira (8), serão realizados 400 exames de dosagem do colesterol, das 10h às 15h, na área paga da Estação Brás da CPTM, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.

Realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a ação busca alertar e orientar a população sobre os riscos da doença e as formas de tratamento. Isso porque uma pesquisa da SBC constatou que 49% dos brasileiros desconhecem o tempo de um tratamento para estabilizar as taxas de colesterol e a necessidade acompanhamento médico.

O colesterol elevado atinge cerca de 40% da população adulta no Brasil, aproximadamente 60 milhões de pessoas. O estudo aponta ainda que 67% só mediram o colesterol, pela primeira vez na vida, depois dos 45 anos e 11% nunca fizeram o exame.

O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa, explica que o tratamento para o colesterol elevado nem sempre implica em tomar medicamentos. “Pode ser mudança no estilo de vida, como prática de atividade física e dieta equilibrada, mas o acompanhamento médico tem que ser regular para que o cardiologista possa indicar o remédio ou não, no momento mais adequado”, orienta.

O colesterol elevado pode provocar derrames e infartos, alerta o cardiologista. “Cerca de 500 mil brasileiros sobrevivem todos os anos ao infarto, o que representa 85%, mas outros 20% acabam morrendo em casa ou nos hospitais”, completa. Para o especialista, o número alto está diretamente relacionado com outro dado da pesquisa: 71% dos entrevistados sequer se preocupam ou dão pouca atenção aos níveis de colesterol no sangue. Somente 29% disseram estar atentos com as taxas.

O levantamento foi feito com 850 pessoas acima de 25 anos, em todo o Brasil. Segundo Diretriz da SBC, o ideal é ter o colesterol total abaixo dos 200mg/dl, o LDL (colesterol ruim) abaixo dos 100 mg/dl e o HDL (colesterol bom) acima dos 40 mg/dl nos homens e acima de 50 mg/dL no caso das mulheres.

Durante a campanha, serão distribuídos folhetos por todo o país que explicam a importância de uma vida mais saudável para manter o colesterol nos níveis ideais, além de serviços como medição de colesterol, aferição de pressão arterial e orientação nutricional. No site da SBC é possível fazer um rápido teste respondendo 8 perguntas para saber o risco de sofrer um infarto nos próximos 10 anos. Acesse: http://www.cardiometro.com.br/risco10anos.asp.