CPTM entrega 11º novo trem para a Linha 7-Rubi

Composições têm salão contínuo de passageiros e monitoramento com câmeras; outros trens serão entregues ao longo dos próximos meses

qui, 30/03/2017 - 13h05 | Do Portal do Governo

Foi entregue na Estação da Luz o 11º novo trem da CPTM para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). “É um trem novinho da frota dos 65 trens que estão em construção em duas grandes fábricas no Estado de São Paulo, uma em Hortolândia e outra em Araraquara”, declarou o Governador Geraldo Alckmin.

Já foram entregues dois trens para o Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases), e oito para a Linha 7-Rubi. Os demais trens desse lote serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes.

Novos trens
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os novos trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e é acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (conta com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes).

Há, também, monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens desse lote serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária, em oficinas e em vias operacionais.

Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.