COVID-19: conheça alguns mitos sobre o novo coronavírus

Dra. Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual de SP, alerta para as fake news que circulam nas mídias

seg, 02/03/2020 - 17h17 | Do Portal do Governo

A doença respiratória provocada pelo novo coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

O Governo do Estado de São Paulo criou o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus. O Centro contará com profissionais especialistas das redes pública e privada, com ênfase na área de Infectologia.

Veja também
Guia de prevenção sobre o coronavírus
SP antecipa entrega de vacinas contra gripe para prevenir novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

Para orientar a população a identificar o que é verdade e o que é fake news a respeito do coronavírus, a Dra. Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual de SP, responde algumas questões levantadas recentemente. Confira abaixo:

Plástico-bolha que embala produto chinês pode conter ar infectado pelo novo coronavírus
Resposta: Essa informação é falsa. Não há nenhuma evidência de que produtos enviados da China transportem o vírus. Além disso, a duração do vírus fora do organismo é de aproximadamente 24 horas, tempo menor do que o deslocamento de uma importação da China ao Brasil, por exemplo.

Chá de erva-doce previne a infecção porque tem a mesma substância que o remédio Tamiflu, utilizado para tratar gripe
Resposta: Essa informação é falsa. Até o momento, não há nenhum remédio, chá, vitamina ou vacina capaz de prevenir a COVID-19. Além disso, o chá de erva-doce não possui os componentes contidos no Tamiflu (fosfato de oseltamivir).

Água de alho recém-fervida cura a COVID-19
Resposta: Essa informação é falsa. Até o momento, não há nenhum remédio, chá, vitamina ou vacina capaz de prevenir a COVID-19.

Chinesa infectada pelo novo coronavírus foi curada em 48 horas, na Tailândia, com uso do coquetel contra HIV
Resposta: Essa informação é falsa. Até o momento, não há nenhum remédio, chá, vitamina ou vacina capaz de prevenir a COVID-19.

O novo coronavírus veio do morcego
Resposta: Essa informação é falsa. Ainda não existe comprovação científica de que o novo coronavírus tenha vindo de animais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As investigações sobre a origem do novo vírus que provoca a COVID-19 estão em andamento.

O novo coronavírus tem origem em inseticida
Resposta: Essa informação é falsa. Ainda não existe comprovação científica sobre a transmissão inicial do vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As investigações sobre a origem do novo vírus que provoca COVID-19 estão em andamento.