Corregedoria Geral da Administração recebe alunos do Projeto Profissões

Estudantes do ensino médio acompanharam palestra de Ivan Agostinho, presidente da CGA, sobre a missão de preservar o dinheiro público

qua, 25/10/2017 - 11h28 | Do Portal do Governo
Divulgação
Alunos do ensino médio acompanham a palestra na Corregedoria Geral da Administração

 

A Corregedoria Geral da Administração (CGA) recebeu 28 alunos do Instituto Madre Mazzarello em mais uma ação do Projeto Profissões. A iniciativa ajuda estudantes a escolherem a carreira profissional para o futuro. Na ocasião, houve destaque para as áreas de Administração e Direito.

O encontro promoveu a interação de um órgão de controle interno com a sociedade por meio da palestra do presidente da CGA, Ivan Agostinho, que explicou a principal missão do órgão: preservar o dinheiro público.

“O Governo não gera riqueza, mas administra o dinheiro dos contribuintes. Assim, o nosso papel é fiscalizar se esse recurso é bem empregado e com transparência”, destacou Agostinho.

Além de mostrar atuação da CGA, a palestra também contemplou as várias possibilidades oferecidas pelo curso de Direito. Advogados, delegados, procuradores e policiais têm atuação de destaque no órgão.

O procurador do Estado em exercício na Corregedoria, Ricardo Kendy Yoshinaga, esclareceu aos alunos que o procurador é o advogado que defende os interesses do Estado, após passar em concurso público.

“Eu não sabia que o Governo de São Paulo tem um órgão específico para fiscalizar a atuação dos servidores e evitar o mau uso do dinheiro público”, comentou o estudante João Vitor da Rocha, 15 anos, antes de avaliar que a palestra foi esclarecedora por apresentar o funcionamento de um órgão de controle.

Rosimeire de Paiva Gibbini, professora de geografia, informou que o Projeto Profissões já visitou vários locais, como hospital, restaurante, fórum (Justiça) e sede do Ministério Público. “Abrir o horizonte para os alunos é a nossa missão”. É a segunda vez que o Instituto Madre Mazzarello visita a CGA – a primeira ocorreu em 2016.

A estudante Vanessa Marques, 17, se interessou pelo projeto pois têm vontade de conhecer diferentes áreas antes de decidir qual profissão seguir.