Corredor Itapevi-São Paulo ganha viaduto e viário entre municípios

Obras representam nova fase da interligação dos transportes da região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo com a capital

qua, 27/12/2017 - 14h14 | Do Portal do Governo

Foram liberadas nesta quarta-feira (27) mais duas importantes obras públicas do Governo do Estado para facilitar o trânsito viário urbano na Grande São Paulo. Em Itapevi, além do Viaduto Ameríndia, que liga a rua de mesmo nome ao Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, foi inaugurado um viário de 2 quilômetros de extensão entre a divisa do município e o Terminal Jandira.

As obras foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin. “É uma alegria voltar a Itapevi para entregar essa grande obra do projeto Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, um viaduto e mais 2 quilômetros do viário. Em março, vamos inaugurar mais um trecho de 5 quilômetros de Itapevi até Jandira. Em seguida, o trecho de Itapevi – Carapicuíba, depois Carapicuíba – Osasco e finalmente a última etapa de Osasco até São Paulo. Estamos entregando parte das obras do corredor e licitando outras para poder interligar toda a Região Metropolitana Oeste até São Paulo, no bairro do Butantã, com o metrô da capital”, disse Alckmin.

Com 330 metros de extensão, o Viaduto Ameríndia substitui a passagem de nível que servia de acesso entre os bairros. A obra proporciona mais segurança aos moradores ao mesmo tempo em que beneficia os usuários da Linha 8-Diamante da CPTM, que ganham em mobilidade, já que os trens não precisam mais reduzir a velocidade para passar pelo local. O viaduto é o segundo a transpor a via férrea na região.

O trajeto do viário paralelo à Linha 8-Diamantes da CPTM inclui as paradas Prestes Maia, Mariana e Rosa Maria do Corredor Metropolitano entre o Terminal Jandira e o município de Itapevi. Para 2018, está previsto a entrega do trecho entre o Viaduto Ameríndia até a Estação Engenheiro Cardoso e a finalização do viário até Itapevi.