COP27: SP integra palestras, painéis e encontros bilaterias sobre Mudanças Climáticas

Estado vai mostrar na conferência internacional como tem atuado para ampliar a preservação ambiental em seu território

ter, 08/11/2022 - 13h14 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo realizará uma série de apresentações na COP27, no Egito, incluindo palestras, painéis temáticos e encontros bilaterais. Nos eventos, os representantes do Estado vão mostrar os esforços desta gestão na implantação de novas políticas públicas de sustentabilidade e preservação ambiental.

O Estado participa da Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas por meio das secretarias de Governo, Relações Internacionais e Infraestrutura e Meio Ambiente e suas empresas e agências – Sabesp e CETESB. A agenda de eventos e compromissos começa nesta terça-feira (8) e segue até o dia 16.

Na tarde de hoje, a engenheira Monica Porto, líder ESG da Sabesp, ministrará palestra no pavilhão da Coreia do Sul sobre a expansão de investimentos no fortalecimento da resiliência climática.

Amanhã, dia 9, o secretário de Governo, Marcos Penido, irá participar do encontro sobre as estratégias dos Estados Latino-americanos para alcançar as metas de Paris, às 14h30, no Brazil Climate Action Hub. Na sequência, às 16h, no mesmo local, Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, falará sobre transição justa e a transformação energética acontece nas cidades.

No dia 10 de novembro, às 14h, Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente, fala sobre mobilização de finanças climáticas com ênfase na adaptação. O painel será realizado no Euroclima. Dia 11 de novembro, a partir das 10h30, no pavilhão da Itália será realizado um evento híbrido sobre políticas de adaptação às mudanças climáticas no nível local e regional. O subsecretário Trani representará o Governo de São Paulo.

Eduardo Trani também participa de uma palestra a respeito de ação multinível e ambição: implementando o pacto climático de Glasgow. O evento será no dia 12 de novembro, a partir das 13h15, no espaço Menphis.

Em 14 de novembro, a partir das 12h, o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, estará no Climate Action Hub para falar sobre adaptação para segurança hídrica. Posteriormente, às 15h30, a Companhia celebra o dia da água na agenda temática da COP27, com o presidente abordando o tema Abastecimento e Mudança Climática: adaptação é urgente, no pavilhão da ONU.

Ainda nesse dia, a líder ESG da Sabesp, Monica Porto, falará às 13h45 sobre a experiência da empresa na crise hídrica de 2014-2025, no pavilhão do Grupo Banco Mundial. Em evento paralelo, às 17h, no Sharm El’ Sheik Museum, a Cetesb lança a segunda edição do livro do Acordo Ambiental São Paulo, agora com casos de sucesso na agenda do clima.

No dia 15, às 11h, no pavilhão da água, o subsecretário Trani falará a respeito de água para biodiversidade e soluções baseadas na natureza. No mesmo dia, às 15h30, no pavilhão do Reino Unido, ele também falará sobre o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo que estará em consulta pública no Brasil.

Além disso, no dia 16, às 12h, Trani estará no pavilhão Multilevel e falará sobre biodiversidade e mudanças climáticas: da COP27 para a COP15 de Biodiversidade. Em 17 de novembro, às 14h30, na sala Lotus, o subsecertário participa de debate sobre o Acordo de Marrakesh: planos de adaptação.