Consumo diário de álcool pode causar cirrose

Muitas pessoas são vítimas de cirrose alcoólica em hospitais públicos do Estado de São Paulo. O abuso acaba lesionando o fígado, causando inflamação crônica e fibrose. “Quando a fibrose é […]

seg, 30/07/2018 - 15h35 | Do Portal do Governo

Muitas pessoas são vítimas de cirrose alcoólica em hospitais públicos do Estado de São Paulo. O abuso acaba lesionando o fígado, causando inflamação crônica e fibrose. “Quando a fibrose é muito extensa, as cicatrizes das lesões levam à cirrose. Nestes casos, a grave condição da cirrose leva o paciente a necessitar de transplante”, afirma o hepatologista Carlos Baía.

O médico explica que nem todos que fazem uso de bebida alcoólica desenvolvem cirrose. A medicina ainda não conseguiu identificar porque pessoas que bebem relativamente pouco podem desenvolver a doença. “O consumo diário de bebidas alcoólicas não dá oportunidade para o fígado se restaurar, causando maior prejuízo ao organismo”, afirma Baía.

O alcoolismo é uma doença crônica que atinge mais homens do que mulheres em todo o mundo. A dependência do álcool ocorre quando existe uma busca compulsiva e incontrolável da bebida.