Consulta do IPVA 2023 pode ser feita pelo WhatsApp do Poupatempo

Outra opção é pelo app Poupatempo Digital, com mais facilidade e agilidade nas solicitações, sem necessidade de deslocamentos

qua, 24/05/2023 - 6h23 | Do Portal do Governo

Para facilitar a vida de quem possui veículo no estado de São Paulo, o Poupatempo oferece opções digitais para a consulta do IPVA 2023. Além do aplicativo Poupatempo Digital e do Assistente Virtual, chamado P, que fica no portal – www.poupatempo.sp.gov.br, o serviço também está disponível no WhatsApp. De maneira simples e prática, os cidadãos já podem verificar o valor da taxa anual referente a 2023 pelo número (11) 9 5220-2974.

Administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, o IPVA conta com maior prazo de pagamento. Neste ano de 2023, foi possível quitar o imposto anual em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou em fevereiro, sem desconto. Também foi possível parcelar em três, quatro ou cinco vezes iguais e consecutivas, desde que o valor mínimo por cota fosse de R$ 68,52.

Como realizar a consulta no aplicativo de mensagem

Basta adicionar o número (11) 9 5220-2974 no WhatsApp e iniciar a interação, selecionar o serviço desejado – no caso, IPVA –, digitar CPF e senha no LoginSP e, na sequência, informar a placa e Renavam do veículo.O LoginSP é uma identidade digital única para o cidadão paulista que garante acesso aos serviços digitais oferecidos  pelo Governo.  O código de acesso gerado para acesso são encaminhados por e-mail ou SMS cadastrados.Licenciamento 

Outra opção bastante buscada pelos motoristas de São Paulo é o Licenciamento de veículos, por meio do app e também no portal – www.poupatempo.sp.gov.br.

O serviço é feito de maneira totalmente online com o número do Renavam, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal).

Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e no aplicativo Poupatempo Digital.

Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/), e dos aplicativos Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).