Consulado do Chile passa a ser Observador Internacional do Acordo Ambiental São Paulo

Concebido e coordenado tecnicamente pela Cetesb, Acordo busca promover a redução de emissão de gases de efeito estufa

qua, 09/11/2022 - 13h41 | Do Portal do Governo

O Consulado do Chile no Brasil se tornou Observador Internacional do Acordo Ambiental São Paulo, que incentiva a adesão voluntária de empresas, associações e órgãos públicos para assumirem compromissos visando a redução de emissão de gases de efeito estufa. A formalização do acordo, firmada por meio da Secretaria de Relações Internacionais, foi assinada nesta segunda-feira (7).

O cônsul-geral do Chile, Juan Carlos Salazar-Álvares, participou do ato juntamente com a diretora-presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Patrícia Iglecias, e o assessor de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, Bruno Berkiensztat, que representou o secretário Julio Serson.

“O Acordo Ambiental São Paulo é uma síntese dessa gestão do Governo do Estado, que busca cada vez mais tornar São Paulo um hub internacional de sustentabilidade”, disse Berkiensztat.

“Criado nos moldes do Acordo de Paris, o Acordo Ambiental coloca São Paulo ainda mais em evidência para a comunidade internacional, que tem a preservação do meio ambiente como um ponto focal. Acredito que com a adesão de Observadores, o Acordo ganha ainda mais credibilidade e força, motivando mais empresas e parceiros a fazerem parte”, completou.

Lançado em 2019 pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, concebido e coordenado tecnicamente pela Cetesb, o Acordo Ambiental São Paulo tem o objetivo de incentivar a adesão voluntária de empresas, associações que representam setores produtivos e municípios paulistas para que possam assumir compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa, como o preconizado pelo Acordo de Paris.

Inicialmente com 55 aderentes, o Acordo Ambiental conta hoje com mais de 1,6 mil adesões de representantes de diversos segmentos produtivos. O trabalho ainda conta com a validação de conceituados observadores internacionais, como o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

“O Acordo Ambiental São Paulo é um programa de Estado que deve ser perenizado e expandido nos próximos anos, com contribuição definitiva para a agenda climática estadual, com reflexos no Brasil e no mundo”, declarou Patrícia Iglecias.

“Os Observadores Internacionais são muito importantes e é uma honra termos o Chile, um país-irmão, unido a esse trabalho que contribui para o desenvolvimento do nosso programa no Estado de São Paulo”, reforçou.

“Para nós essa é uma iniciativa muito especial, porque é a primeira vez que um Consulado é autorizado pelo Ministério das Relações Internacionais (do Chile) para aderir a um acordo de um governo de estado. Nosso país sempre aderiu a políticas de apoio, de parceria e de promoção de instrumentos internacionais que protegem o meio ambiente”, afirmou o Cônsul-Geral do Chile.

“Assim como São Paulo tem implementado importantes programas, no Chile nós também temos um ambicioso projeto para alcançar a neutralidade da emissão de carbono até 2050 e na descarbonização da matriz energética até 2040, entre outras iniciativas. Por isso, estamos autorizados a participar como Observadores e com alegria viemos assinar essa parceria com vocês”, completou Álvares.