Conheça os roteiros ecológicos de São Paulo

Passeios fazem parte do Guia de Áreas Protegidas, que reúne as Unidades Conservação existentes no Estado

sáb, 28/09/2019 - 10h23 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA
Estação Ecológica Bananal, localizada na Serra da Bocaina

O site Guia de Áreas Protegidas, criado pela Fundação Florestal, oferece uma série de roteiros para quem gosta de aproveitar atividades ao ar livre. A página tem sugestões para os amantes do ecoturismo e para quem gosta de aventuras também.

As opções são muitas: florestas, praias, montanhas, cachoeiras, cavernas e paisagens diversas. O Estado é guardião de importantes remanescentes de Mata Atlântica, uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, bem como de outros biomas igualmente ricos e diversificados. É possível encontrar as opções separadas por municípios.

Entre as regiões do Estado, o Vale do Paraíba é a encruzilhada que conduz o visitante à Serra da Mantiqueira ou ao Litoral Norte. A região também abriga importantes Unidades de Conservação como a APA (Área de Proteção Ambiental) São Francisco Xavier, a Estação Ecológica de Bananal e os Viveiros Florestais de Pindamonhangaba e de Taubaté.

Os visitantes podem adquirir também o Passaporte das Trilhas do Estado de São Paulo, disponível em alguns parques e na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e aproveitar para conhecer melhor cada unidade.