Conheça as ações no CDP de Pinheiros pela visibilidade trans

Programação diversificada em unidade prisional abordou temas de interesse da população LGBTQI+ e teve foco no respeito às diferenças

qui, 05/03/2020 - 12h42 | Do Portal do Governo

A reintegração social de toda a população carcerária, incluindo o público LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer e Intersexuais) foi tema de ações em diferentes unidades na capital e no interior paulista. A CDP III de Pinheiros foi uma delas, ao promover a 2ª edição da série de ações sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro.

O CDP contou com o apoio de parceiros da Universidade Nove de Julho (Uninove), que desenvolveram dinâmicas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), autoexame bucal, detecção de Hanseníase, prevenção ao suicídio, meditação para controle emocional, além de abordagens sobre o uso de preservativos e prevenções e antirretrovirais (ARV) com intento de minimizar riscos de adquirir o HIV.

Na área cultural, o grupo contou com hip-hop e poesia com o coletivo Dente de Leoa, que alia música e poesia com temáticas LGBTQI+. A participação do Transarau e de Rosa Luz com leitura de poemas permitiu a criação coletiva de versos e empoderamento por meio de textos.

Além de uma mostra do Festival Entretodos propôs a discussão e reflexão sobre Direitos Humanos. A exibição dos curtas “Os Sapatos de Aristeu”, “Lady Burka” e “Tant Pis” fez com que muitos se vissem representados pelas situações vivenciadas nos projetos audiovisuais.

Na seção “Tapa no Visual”, os parceiros, o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) e o coletivo Prisma, da Universidade Federal do ABC (UFABC), promoveram ações de beleza com maquiagem, corte de cabelo, escova, prancha, além da distribuição de materiais de higiene pessoal.