Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do Dia da Independência

Hospitais mantêm atendimento a emergências nesta quinta-feira (7); os postos do Poupatempo fecham na data, mas reabrem na sexta (8)

qua, 06/09/2023 - 11h05 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (7) é celebrado o feriado nacional do Dia da Independência do Brasil. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados entre quinta e domingo (10).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Durante o feriado da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (07), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O posto de doação da Pró-Sangue Clínicas funcionará na quinta-feira (07), excepcionalmente, das 8h às 16h. Na sexta-feira (08), as unidades Clínicas, Mandaqui, Osasco e Stella Maris abrirão das 8h às 16h. Já no sábado (09), os postos Clínicas e Osasco funcionarão das 8h às 16h. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão nesta quinta-feira (07). Entretanto, na sexta-feira (08), há expediente normal nas unidades abaixo:

Atendimento na sexta-feira, dia 8
Unidades – Horário de funcionamento

FME Bauru – Das 7h15 às 15h
FME Campinas – Das 07h às 17h
FME Guarulhos – Das 07h às 17h
FME Hospital João Paulo II – Das 07h às 15h
FME Maria Zélia – Das 07h às 17h
FME Mogi das Cruzes – Das 07h às 17h
FME Vila Mariana – Das 07h às 19h (entrega de senhas até as 17h)
Unidades – Dose Certa – Das 08h às 17h

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, não funcionarão nesta quinta-feira (07). Entre sexta-feira (08) e sábado (09), as unidades que funcionarão estão na listagem abaixo:

Atendimento na sexta-feira, dia 8
Unidades – Horário de funcionamento

AME Américo Brasiliense – Expediente normal
AME Amparo – Expediente normal
AME Araçatuba – Expediente normal
AME Assis – Expediente normal
AME Atibaia – Expediente normal
AME Bauru – Expediente normal
AME Botucatu – Expediente normal
AME Campinas – Expediente normal
AME Caraguatatuba – Expediente normal
AME Casa Branca – Expediente normal
AME Catanduva – Expediente normal
AME Dracena – Expediente normal
AME Fernandópolis – Expediente normal
AME Franca – Expediente normal
AME Itapetininga – Expediente normal
AME Itapeva – Expediente normal
AME Itapevi – Expediente normal
AME Ituverava – Expediente normal
AME Jardim dos Prados – Expediente normal
AME Jundiaí – Expediente normal
AME Limeira – Expediente normal
AME Maria Zélia – Expediente normal
AME Mogi das Cruzes – Expediente normal
AME Mogi Guaçu – Expediente normal
AME Idoso Oeste – Expediente normal
AME Ourinhos – Expediente normal
AME Pariquera-Açu – Expediente normal
AME Piracicaba – Expediente normal
AME Praia Grande – Expediente normal
AME Presidente Prudente – Expediente normal
AME Promissão – Expediente normal
AME Psiquiatria Vila Maria – Expediente normal
AME Rio Claro – Expediente normal
AME Santa Bárbara D’Oeste – Expediente normal
AME São Carlos – Expediente normal
AME São João da Boa Vista – Expediente normal
AME São José do Rio Preto – Expediente normal
AME São José dos Campos – Expediente normal
AME Idoso Sudeste – Expediente normal
AME Taboão da Serra – Expediente normal
AME Taquaritinga – Expediente normal
AME Vale do Jurumirim – Expediente normal
AME Taubaté – Expediente normal
AME Tupã – Expediente normal

Atendimento no sábado, dia 9
Unidades – Horário de funcionamento

AME Araçatuba – Expediente normal
AME Bauru – Expediente normal
AME Campinas – Expediente normal
AME Caraguatatuba – Expediente normal
AME Franca – Expediente normal
AME Ourinhos – Expediente normal
AME Pariquera-Açu – Expediente normal
AME Praia Grande – Expediente normal
AME Presidente Prudente – Expediente normal
AME Promissão – Expediente normal
AME São José do Rio Preto – Expediente normal
AME Taboão da Serra – Expediente normal
AME Tupã – Expediente normal

Poupatempo
As unidades do Poupatempo em todo o Estado estarão fechadas nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, devido ao feriado nacional da Independência do Brasil. Na sexta-feira, dia 8, o atendimento presencial será retomado, mediante agendamento prévio.

Nas cidades de Amparo, Cotia, Descalvado, Itaquaquecetuba, Itapira, Itatiba, Pindamonhangaba, Salto e Santos, os postos se manterão fechados também na sexta-feira (8), por conta de feriados municipais. Já no Poupatempo da Sé, na capital paulista, os atendimentos ficarão suspensos nos dias 8 e 9, em função do desligamento do sistema elétrico para obras de modernização.

Importante destacar que durante todo o feriado, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Entre os mais de 280 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

O atendimento presencial no Poupatempo só é feito com agendamento prévio e obrigatório de data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível. Para consultar endereços e horários de funcionamento das unidades, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br e clicar em ‘Locais de atendimento’.

CPTM, Metrô e EMTU
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Na quinta-feira (07/09), a CPTM atenderá os passageiros com intervalos semelhantes aos de domingo. Para facilitar o retorno das pessoas que ao longo do dia vão se dirigir ao Autódromo de Interlagos, a CPTM vai manter trens circulando e todas as 57 estações abertas para desembarque durante a madrugada da sexta-feira, dia 8. O intervalo entre os trens será ajustado para atender a demanda de passageiros.

O Metrô vai funcionar com a frota utilizada nos finais de semana, com monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) para colocar mais trens, se necessário. A operação funcionará até à meia-noite para embarque e desembarque, após esse horário, a empresa trabalhará com a estratégia de oferta ininterrupta de viagens para o desembarque de todos os passageiros

Na sexta-feira (8), tanto na CPTM quanto no Metrô, respectivamente a partir das 4h e das 4h40, às estações serão reabertas para entradas e a oferta de trens e os intervalos programados serão os mesmos realizados nos dias úteis.

Na quinta-feira (7), feriado do Dia da Independência, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticadas aos domingos. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefones 195 e 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal no feriado de quinta-feira (07/9) e na sexta-feira, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado da quinta-feira, mas o funcionamento na sexta (08/9) será normal, das 8h às 18h.

Agências
Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 7 de setembro, assim como os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não haverá expediente nas agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Na sexta-feira, todas as agências de atendimento presencial funcionarão normalmente (exceto nos municípios de Eldorado e Itariri devido ao feriado local), assim como os postos do Poupatempo (menos a unidade da Sé, que permanecerá fechada em 08 e 09/9). Não haverá expediente na sexta no Descomplica SP, na Rede Fácil em Guarulhos, no Ganhatempo em Barueri e no Resolve Fácil em Itapevi.

Parques urbanos
Confira os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informa que 31 restaurantes servirão à população no feriado de 07 de setembro.

Veja a relação:

Na capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.

Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.

Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos.

Nos finais de semana e feriados, os restaurantes servirão as refeições no formato de marmitex.

Horários de funcionamento:
7h – Café da Manhã
10h30 – Almoço prioritário para idosos;
11h – Almoço
17h – Jantar

Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Direitos da Pessoa com Deficiência
As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado não irão realizar atendimento às pessoas com deficiência na quinta e sexta-feira (7 e 8). Todas as unidades voltam às atividades na próxima segunda-feira (11).

O Museu da Inclusão também não abrirá para visitação no feriado e retorna às atividades na próxima segunda-feira (11).

Fazenda
Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados entre os dias 7 e 10 de setembro. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (11).

CDHU
A CDHU não terá expediente entre os dias 7 e 10 de setembro. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na segunda-feira (11).

Instituições culturais
A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está disponível em https://www.cultura.sp.gov.br/.