Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do aniversário de São Paulo

Hospitais estaduais da capital manterão o atendimento às urgências e emergências; postos do Poupatempo funcionarão normalmente na cidade

sex, 21/01/2022 - 15h50 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira (25) é celebrado o feriado municipal do aniversário da cidade de São Paulo, que este ano completa 468 anos desde sua fundação. Com isso, alguns serviços estaduais na capital paulista podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Na retomada segura promovida pelo Governo de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde informa a dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde estaduais na cidade de São Paulo durante o feriado de aniversário da cidade, na próxima terça-feira (25).

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos. No feriado, os postos de doação da Fundação Pró-Sangue da capital funcionarão normalmente na segunda-feira (24) e terça-feira (25). Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) não terão expediente na terça-feira (25), bem como os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).

As unidades da Farmácia Dose Certa manterão atendimento normalmente na segunda e terça. As Farmácias de Medicamentos Especializados da capital, conhecidas popularmente como as de “alto custo”, terão atendimento na segunda-feira (24).

Os atendimentos no feriado (25) serão mantidos apenas os atendimentos nas Farmácias do Maria Zélia, Hospital das Clínicas, Geraldo Bourroul e Vila Mariana. As demais unidades, Várzea do Carmo, Heliópolis, Instituto Dante Pazzanese e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, estarão fechadas na terça.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo na capital paulista estarão abertas para atendimento presencial na próxima terça-feira, 25 de janeiro. Durante o feriado do aniversário de São Paulo, que foi antecipado em 2021 para conter o avanço do coronavírus, os postos da Assembleia Legislativa (Alesp), Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé terão expediente normal, funcionando no horário habitual de cada unidade.

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo é preciso agendar data e horário previamente pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. Além disso, o Poupatempo mantém medidas preventivas e protocolos sanitários contra a Covid-19, a fim de garantir a segurança dos usuários e colaboradores.

É importante reforçar que o atendimento presencial é feito apenas para os serviços que necessitam da presença do cidadão e não podem ser concluídos de maneira online. As demais opções, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outras, estão disponíveis nos canais digitais.

Desde o início da gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são quase 190 opções nos canais eletrônicos, que podem ser feitas com segurança, autonomia e comodidade, 24 horas por dia. O objetivo é chegar a mais de 240 serviços em 2022.

Poupatempo da Alesp: Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo de Cidade Ademar: Av. Cupecê, 5497 – Jd. Miriam (Antigo Sacolão do Jardim Miriam). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo da Lapa: Rua do Curtume, s/n – Lapa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229, 2º andar, G – Mais Shopping – Santo Amaro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo da Sé: Rua do Carmo, s/n – Sé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

CPTM, Metrô e EMTU

Na próxima terça-feira (25), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão circulação de acordo com o feriado, levando em conta a demanda usualmente menor. A operação será monitorada e se houver necessidade as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM – Todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com escala de sábado. Havendo necessidade, a Companhia estará pronta para aumentar a frota.

EMTU – As linhas intermunicipais da EMTU com destino à capital, vão circular com escala horária normal de terça-feira. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br

Metrô – O metrô vai operar em horário equivalente ao de domingo, como ocorre nos feriados, entre 4h40 e meia noite. A circulação dos trens em todas as linhas – 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. A operação também será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. 

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, na terça-feira (25), a operação será equivalente a de um domingo e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. 

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das  estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. 

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

Na próxima terça-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo, a Central de Atendimento Telefônico funcionará das 6h às 0h, pelo telefone 0800 055 0195, e durante 24 horas pelo telefone 195. Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), o atendimento é 24h, e é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

A ferramenta Sabesp Fácil (https://sabespfacil.sabesp.com.br/) também estará disponível 24h para outras solicitações. No feriado, o atendimento online pelo chat pode ser feito das 8h às 21h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/

Nas agências, o cliente pode consultar a disponibilidade dos canais de atendimento da Companhia, conforme segue.

Poupatempo: agências abrirão normalmente em 25/1. É preciso fazer o agendamento pelo site http://www.poupatempo.sp.gov.br/
Agenda SP: Agências abrirão normalmente em 25/1. É preciso fazer o agendamento pelo site: https://sabesp.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/SABESP/
Descomplica SP: Agências estarão fechadas em 25/1. Site: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Na Ouvidoria o atendimento telefônico (0800 055 0565) funciona no horário normal, das 8 às 18h.
A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) terá funcionamento normal, das 8h às 18h.
Na segunda (24/1), quarta-feira (26/1) e demais dias da semana, as agências físicas estarão abertas para atendimento somente com agendamento, que pode ser feito pelos links acima.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que no feriado do dia 25 as unidades da rede Bom Prato na capital funcionarão normalmente. No entanto, nos dias 24 e 25 de janeiro as unidades Bom Prato de Osasco, Vila Nova Cachoeirinha e São Vicente estarão fechadas. Todas voltam a funcionar normalmente nesta quarta-feira (26). As unidades Santana e 25 de março ainda não têm prazo para reabertura.

Fazenda

Os postos da Fazenda na capital paulista estarão fechados no dia 25, e funcionam normalmente na véspera, segunda-feira (24).

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso no dia 25 de janeiro. Porém, seus serviços estarão disponíveis on-line no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

As unidades de São Paulo Banco do Povo Paulista (Boa Vista e Grajaú) estarão fechadas no dia 25. Os Pats localizados no município de São Paulo também estarão fechados nesta data.

CDHU

No dia 25 de janeiro não haverá expediente na CDHU.