Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do aniversário de São Paulo

As 12 unidades do Poupatempo na capital paulista estarão fechadas nesta quarta-feira (25), bem como os postos da Sefaz-SP

ter, 24/01/2023 - 8h21 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (25) é celebrado o feriado municipal do aniversário de São Paulo, que celebra 469 anos. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

Em SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuam as mesmas da fase de transição. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado municipal do Aniversário de São Paulo, nesta quarta-feira (25), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas, Osasco, Barueri e Stella Maris funcionarão das 8h às 16h. Porém as unidades Dante Pazzanese e Mandaqui estarão fechadas. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) localizados no município de São Paulo, o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, não funcionarão neste feriado.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa, pertencentes ao município de São Paulo, não funcionarão nesta quarta-feira (25). Contudo, as demais unidades da rede estadual que atendem em outros municípios terão expediente normal na data.

Poupatempo

Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, as 12 unidades do Poupatempo na capital paulista estarão fechadas, devido ao feriado municipal de aniversário da cidade de São Paulo. Os postos voltam a funcionar normalmente na quinta-feira, 26, com atendimento presencial realizado mediante agendamento. Nas demais unidades do Estado, da Grande São Paulo, interior e litoral, o funcionamento será normal, de acordo com o horário de expediente habitual.

As opções digitais seguem mantidas nos canais eletrônicos, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Entre os cerca de 260 serviços online, estão disponíveis a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros.

Importante reforçar que o atendimento presencial é realizado mediante agendamento obrigatório, gratuito, pessoal e intransferível, que também deve ser feito pelas plataformas digitais.

Serviço:

Poupatempo da Alesp: Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo do Canindé: Avenida Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé – Shopping D. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo Carrão Digital: Terminal Metrô Carrão Sul – Box P 37/38/39 – Vila Gomes Cardim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Cidade Ademar: Av. Cupecê, 5497 – Jd. Miriam. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Cidade Tiradentes: Rua Sara Kubitscheck, 165 – Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo CREA Digital: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059 – Pinheiros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo da Lapa: Rua do Curtume, s/n – Lapa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo Piraporinha Digital: Avenida Inácio Dias da Silva, 80 – Piraporinha – M’Boi Mirim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo Santana Digital: Terminal Metrô Santana – Box B 42/43/44/45 – Santana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229, 2º andar, G – Mais Shopping – Santo Amaro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo da Sé: Rua do Carmo, s/n – Sé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

CPTM, Metrô e EMTU

Nesta quarta-feira (25), aniversário de São Paulo, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão circulação de acordo com o feriado, levando em conta a demanda usualmente menor. A operação será monitorada e, se houver necessidade, mais trens serão colocados nas linhas e ônibus nas ruas.

Trilhos

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô operarão com frota de feriado entre 4h40 e meia noite. Já as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, atenderão aos passageiros com frota semelhante à de um sábado. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estarão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. O número de colaboradores será reforçado em estações que atenderão às festividades.

Já nos trens metropolitanos, as linhas operadas pela CPTM e pela ViaMobilidade (8-Diamante e 9-Esmeralda) atenderão aos passageiros com intervalos semelhantes aos de sábado, com monitoramento da demanda para ofertar mais viagens se necessário.

Vale lembrar que as plataformas 3 e 4 da estação Brás estarão interditadas durante todo o dia, em continuidade aos serviços de troca de piso. A interdição afeta apenas o embarque e desembarque dos passageiros que utilizam a Linha 11-Coral e o serviço do Expresso Aeroporto, não havendo alteração para as demais linhas atendidas na estação ou para a circulação de trens. Para os passageiros que utilizam o trecho entre as estações da Luz e Brás, a alternativa será a utilização do Serviço 710. Já para quem vem da Estação Estudantes e pretende desembarcar no Brás, a orientação é fazer transferência nas estações Tatuapé e Calmon Viana, da Linha 12-Safira, ou na Linha 3-Vermelha de Metrô. Os passageiros que utilizam o Expresso Aeroporto com destino à estação Brás podem seguir até a estação Luz e retornar utilizando o Serviço 710.

EMTU

No feriado da próxima quarta-feira, todas as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU que tenham como destino a capital vão operar com tabela horária de sábado. Já as linhas com destino a São Paulo que não circulam aos sábados vão operar com a tabela horária dos dias úteis. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso nas linhas de metrô e trens metropolitanos é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes –  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

Nesta quarta-feira, 25/01, feriado municipal pelo aniversário da cidade de São Paulo, não haverá atendimento nas agências da Sabesp na capital nem nos postos instalados nas unidades do Poupatempo no município. Os postos do Descomplica SP também estarão fechados e não terá expediente nas agências localizadas nas cidades de Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho e Vargem.

O expediente será normal nas demais agências e nos outros canais de atendimento ao cliente da Sabesp. É importante destacar que o atendimento presencial nos dias de expediente é realizado mediante agendamento antecipado, que deve ser feito acessando os links abaixo.

Descomplica SP – https://protect-eu.mimecast.com/s/XgmAC9p5rtz8WKNqtonU4o?domain=agendadesc.prefeitura.sp.gov.brPoupatempohttps://protect-eu.mimecast.com/s/YSlIC026RUkjXWgBsDuhlk?domain=poupatempo.sp.gov.br

Demais agências e quiosqueshttps://protect-eu.mimecast.com/s/x3rmCgxgJHq81Wwyh2gNEE?domain=agendamento.sabesp.com.br

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas ininterruptamente.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo. Vale destacar que os serviços pelo chat de consulta de débitos, 2ª via e falta de água têm atendimento automatizado 24 horas por dia.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também será normal.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Os restaurantes Bom Prato da 25 de Março, Brás, Campos Elíseos, Guaianases, São Mateus e Lapa irão funcionar normalmente no feriado desta quarta-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda na cidade de São Paulo estarão fechados nesta quarta (25) e voltam a atender na quinta-feira (26). No restante do estado os postos da Sefaz-SP funcionam normalmente.

Instituições culturais

As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo da capital abrirão com horários diferenciados, no aniversário da cidade, em 25 de janeiro, e oferecerão exposições, apresentações, shows, oficinas, exibições de mágicas, workshop aberto de dança e atividades que visam ensinar palavras em línguas indígenas, como: coral Mirim Guarani, festa com samba com o grupo Partideiros da Antiga, jogo da memória com lugares icônicos da cidade, mostra Remanescentes da Mata Atlântica, Hora do Conto: São Paulo A aldeia que virou metrópole, surfe urbano, entre outras ações.

Já a Sala São Paulo, a Casa Mário de Andrade e a Oficina Cultural Alfredo Volpi estarão fechados.

Confira o abre e fecha dos Museus, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0, bibliotecas e salas de espetáculos:

Museu do Futebol – Grupo Groove 011 Samba Rock e slackline

Apresentação musical com o grupo Groove 011, com  mostra de samba rock, incluindo bate-papo contando a história, importância e sua resistência enquanto movimento preto paulistano. A apresentação será seguida de aula demonstrativa e discotecagem ao vivo, com participação inclusiva do público presente. E, das 10h às 15h, terá oficina de slackline com o atleta campeão mundial, Alisson Ferreira.

O grupo Rebricando fará contação de história com o tema “Todo mundo pode jogar“, para crianças e adolescentes, e trabalhará a reflexão sobre inclusão no esporte, além de outras atividades educativas, como Pakayembi, Oficina Perceber a Cidade e surfe urbano e escalada.

Abre: 25/01

Horário: Grupo Groove 011 (Das 11h às 12h20); Slackline (Das 10h às 15h); Rebricando (14h); Pakayembi (Das 11h às 12h30); Oficina Perceber a Cidade (Das 14h às 15h30); surfe urbano e escalada (Das 10h às 17h).

Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-0

Entrada será gratuita, em 25 de janeiro

Mais informações: https://museudofutebol.org.br/

Museu da Língua Portuguesa – Coral Mirim Guarani na Estação Férias  – nossas palavras são flâmulas

Dentro da programação do Estação Férias – nossas palavras são flâmulas, terá a apresentação do Coral Mirim Guarani, além de  oficinas que visam ensinar palavras em línguas indígenas de forma lúdica, das 10h às 17h. Esta ação está vinculada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas e culturas dos povos originários do Brasil, em cartaz no museu até abril.

Abre: 25/01

Horário: Museu das 9h às 18h, com entrada permitida até às 16h30. Estação Férias, das 10h às 17h. Coral Mirim Guarani, às 11h.

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01120-010

Entrada será gratuita, em 25 de janeiro

Mais informações: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

Museu da Casa Brasileira – Mostra Remanescentes da Mata Atlântica

A mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” faz refletir sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte, até o desaparecimento de espécies. Além da atividade “Casa na Praia”, aberta a todos os públicos, tem como missão levar a praia para o jardim do Museu, convidando o público a construir essa praia juntos, confeccionando elementos desse cenário e as  famílias poderão sentir a areia nos pés.

Abre: 25/01

Horário: Das 10h às 18h / Atividade educativa: Casa na Praia, das 11h às 16h.

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01451-000

Participação gratuita, mediante inscrição pelo site do MCB

Mais informações: https://mcb.org.br/pt/

 Museu das Culturas indígenas – Mundurukando

 Mundurukando na Cidade de São Paulo com contação de histórias com Daniel Munduruku, música e pintura corporal com os Mestres de Saberes Indígenas do MCI, e brincadeiras xinguanas, além de  uma  uma roda de conversa, a partir do livro “Crônicas de São Paulo”. A participação na atividade será gratuita.

Abre: 25/01

Horário: Mundurukando na Cidade de São Paulo, das 10h às 12h e das 15h às 17h; Crônicas de São Paulo, das 15h às 17h.

Endereço: Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo – SP, 05002-062

A entrada não será gratuita, mas a participação nas atividades sim.

Mais informações: https://museudasculturasindigenas.org.br/

Museu de Arte Sacra de São Paulo – Visita Patrimonial

Terá a primeira visita patrimonial, que tem como objetivo explorar a arquitetura do complexo da Luz e o protagonismo do edifício no desenvolvimento da região em que se encontra, além de refletir sobre as possibilidades técnicas empregadas no período colonial e suas funcionalidades na contemporaneidade.

 Abre: 25/01

Horário: Das 9h às 17h. Entrada permitida até às 16h30.

Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP, 01102-000

Entrada será gratuita, em 25 de janeiro

Mais informações: http://museuartesacra.org.br/

Museu da Imigração – Visita a espaços ligados à história da imigração e Para além do trem das 11

O público conhecerá lugares de memória relacionados aos processos migratórios de diferentes décadas e a herança cultural e patrimonial deixada por esses movimentos. A imigração italiana, libanesa, espanhola e boliviana serão destaques. O passeio partirá da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde acontecerá uma breve visita temática, dedicada a comentar sobre a ocupação migrante atual nos bairros do Brás e da Mooca. O percurso total terá cerca de 25km e será percorrido por uma van disponibilizada pelo Museu. O valor para participar da programação, incluindo o transporte e almoço, será disponibilizado em breve, juntamente com as orientações de inscrição, no site do Museu.

Outra atividade convidará os visitantes a conhecerem os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia. A partir das composições, acontecerá um bate-papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa. A ação será voltada para o público acima de 12 anos. Não há necessidade de inscrição prévia, sendo que as vagas serão limitadas e por ordem de chegada.

Abre: 25/01

Horário: Das 9h às 18h, bilheteria até às 17h (visitação ao Museu); das 9h30 às 16h (programação especial de visitas pelo Brás e pela Mooca) e às 15h (Para além do trem das 11).

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Entrada no Museu será gratuita em 25 de janeiro

Mais informações: https://www.museudaimigracao.org.br

Museu Catavento – Espetáculos de Mágicas e Espetáculos de Teatro

O Espetáculo teatral Perigo invisível mostra que o perigo à saúde nem sempre é visível, como os vírus, bactérias, fungos e como são importantes os bons hábitos de higiene na prevenção de doenças, além de números de mágicas.

Abre: 25/01

Horário: Das 09h às 17h. Espetáculos de Mágicas às 11h, 13h e 15h.

Espetáculo teatral Perigo Invisível às 10h, 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30h. Bilheteria fecha às 16h

Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP, 03003-060

Ingressos: R$ 15 inteira,  R$7,50 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos no site ou na bilheteria.

Mais informações: https://museucatavento.org.br

MIS – Museu da Imagem e do som –  Grandes Personalidades Negras e exibições de filmes

As obras em grafite “Grandes Personalidades Negras” homenageiam 81 artitas negros, como o Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022. Também, serão exibidos os filmes: “O Enfermeiro” e “Oriundi”, de Paulo Autran.

Abre: 25/01

Horário: Terças a sextas, das 11h às 19h Grandes personalidades Negras; Filmes:

16h O Enfermeiro  e  18h Oriundi

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000

Entrada será gratuita, em 25 de janeiro

Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/

Paço das Artes – Mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos

O Paço das Artes realiza, em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, a mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos. Estão sendo exibidos 60 trabalhos de fotógrafos contemplados pela convocatória do MIS, que se distinguem pela qualidade e inovação. O visitante poderá conferir, por exemplo, a realidade dos palestinos e israelenses em Tel Aviv, Jerusalém,  apresentada em “Entre muros e ideias”, de Marcos Muniz.

Abre: 25/01

Horário: De terça a sábado, das 11h às 19h, domingos e feriados, das 12h às 18h

Endereço: R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis

Entrada será gratuita

Mais informações: https://www.pacodasartes.org.br/

Pinacoteca de São Paulo – Pina Luz / Exposições:  Pelas Ruas, Lenora de Barros e Pina Estação: Jonathas de Andrade: o rebote do bote

A exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, reúne 150 obras, de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte-americana, como Andy Warhol, Edward Hopper. Na Pina Luz, também será possível ver Lenora de Barros: Minha Língua e Dalton Paula: rota do algodão (Octógono). Já na Pina Estação: Jonathas de Andrade: o rebote do bote.

Abre: 25/01

Horário:  Das 10h às 18h

Endereço:

Pina Luz: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010

Pina Estação: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, 01213-010

Entrada será gratuita

Mais informações: https://pinacoteca.org.br/pina_luz/

https://pinacoteca.org.br/en/pina_estacao/

Memorial da Resistência de São Paulo – Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

 A exposição “Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência” apresenta ao público um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje.

Abre: 25/01

Horário: Das 10h às 18h, quarta a segunda (fechado às terças)

Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo, SP, 01213-010

Entrada gratuita

Mais informações: http://memorialdaresistenciasp.org.br

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos

A exposição Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. E, também, tem a exposição de longa duração do acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

Abre: 25/01

Horário: De terça a domingo – das 10h às 17h (permanência até 18h).

Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10

Entrada gratuita

Mais informações: http://www.museuafrobrasil.org.br/

Memorial da América Latina – Exposição Orixás

“Orixás”, do artista Eury Moreira, com esculturas sobre tela com divindades da religião Iorubá como Oxalá, Iemanjá, Oxum e Nanã.

Abre: 25/01

Horário: Das 10h às 17h

Obs: Apenas a Praça da Sombra estará aberta ao público (espaços externos, internos e exposições).

A Praça Cívica estará fechada ao público, devido à realização de evento comercial privado (show de pré-carnaval do Péricles)

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001

Entrada gratuita nesta exposição

Mais informações: https://memorial.org.br/

Jardim da Casa das Rosas – A Cidade Falada

Programação de recitais de poesia falada e apresentações literomusicais.Durante o dia, o jardim da Casa das Rosas receberá a apresentação “Pauliceia: Canta Tua Aldeia”, realizada pelo grupo Canto Livro, formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e Juliana Rizzo (canto e narração); o espetáculo musical e performático “Viola Antropofágica”, com Edu Viola e Lou Calheiros; por fim, os Poetas Ambulantes realizam uma apresentação de poesia falada feita especialmente para a ocasião. A atividade será realizada presencialmente, no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.

Abre: 25/01

Horário: Das 14h às 18h

Endereço: Avenida Paulista, 37

Obs: A Casa das Rosas estará fechada, mas o jardim estará aberto.

Entrada será gratuita, em 25 de janeiro

Mais informações: https://www.casadasrosas.org.br/

Casa Guilherme de Almeida – Memórias de São Paulo

Jogo da memória com lugares icônicos da cidade, por meio de cartões postais, traçando um paralelo entre presente e passado. Cada cartão representará uma imagem atual e uma antiga, cabendo ao participante encontrar quais as correspondentes e associá-las.

Abre: 25/01

Horário: Das 14h às 15h30

Endereço:  R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Entrada será gratuita, em 25 de janeiro

Mais informações: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Sampa em voz e violão  com Sérgio Vinci e Workshop aberto de dança

Em show solo, Sérgio Vinci fará uma apresentação composta por voz e violão com canções que falam, cantam e exaltam São Paulo. Além de músicas autorais, seu repertório conta com nomes consagrados como Caetano Veloso, Eduardo Gudim, Premeditando o Breque, Rita Lee, Adoniran Barbosa e Itamar Assumpção.

E no Workshop aberto de dança os interessados em dança terão a oportunidade de conhecer e experimentar ritmos diversos que farão parte da programação da Unidade.
Abre:
25/01
Horário:
Sampa em voz e violão  com Sérgio Vinci, das 14h às 15h.
Das 12h às 13h, Workshop aberto de Dança
Endereço:
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia – São Paulo/SP
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações:
https://oficinasculturais.org.br/

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Fecha: 25/01

Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/

 Fábricas de Cultura das zonas Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), Diadema, Osasco e Iguape  – Festa com Samba

As Fábricas de Cultura abrirão com horários diferenciados, a Fábrica Vila Nova Cachoeirinha, às 15, promoverá uma festa com samba para a comunidade. O Grupo Partideiros da Antiga traz sucessos de grandes ícones do samba de São Paulo como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da música brasileira.

Abre: 25/01
Horário:
Nos feriados, das 12h às 17h. Samba às 15h.
Endereço da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha:
Rua Franklin do Amaral, 1575 / São Paulo – SP
Mais informações:
https://www.fabricasdecultura.org.br/

Fábricas de Cultura Zona Leste (Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes) – Repertório samba paulistano, Sessão cinema e Live Painting

As Fábricas de Cultura da Zona Leste, também, terão repertório samba paulistano e sessão de cinema, por exemplo, com exibição do documentário “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato”, além de Live Painting – grafite em telas inspiradas nas músicas de Paulo Vanzolini.

Abre: 25/01
Horário: Nos feriados, das 09h às 17h . Repertório samba paulistano, Sessão cinema e Live Painting a partir das 14h;
A relação de endereços pode ser conferida no site.
Mais informações: https://www.fabricadecultura.org.br/

Biblioteca de São Paulo – Hora do Conto e Cardápio de Culturas

Hora do Conto: São Paulo – A aldeia que virou metrópole”, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças.  E Cardápio de Culturas | Bolívia – Salada dos Incas com Quinoa. A proposta desta atividade é celebrar a culinária e a cultura da Bolívia, a partir do preparo e degustação de uma salada à base de quinoa, acompanhada de suco tradicional da região.

Abre: 25/01

Horário: 9h30 às 18h30 (biblioteca); Hora do Conto São Paulo – a aldeia que virou metrópole, das 16h às 16h45; Cardápio de Culturas | Bolívia – Salada dos Incas com Quinoa, das 14h às 16h

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP, 02030-100

Entrada gratuita

Mais informações: https://bsp.org.br/ 

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Amanhecer Esmeralda e Cardápio de Culturas

Terá a Hora do Conto: “Amanhecer Esmeralda”, de Ferréz, com a Cia. Alcina da Palavra e o Cardápio de Culturas: Venezuela – Arepas.

Abre: 25/01

Horário: Das 9h30 às 18h30 (Biblioteca); Hora do Conto: Amanhecer Esmeralda, das 16h às 16h45; Cardápio de Culturas: Venezuela – Arepas, das 14h às 16h.

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05319-000

Entrada gratuita

Mais informações: https://bvl.org.br/

Teatro Sérgio Cardoso  – A Bela Adormecida

Inspirado no Conto de Fadas de Charles Perrault, o Balé, a adaptação contou com a composição do russo Peter Ilych Tchaikovsky, libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa.

Abre: 25/01

Horário: Às 20h30

Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010

Comprar ingresso: https://bityli.com/ykRVZ

Mais informações: https://www.teatrosergiocardoso.org.br/pt-br/

Plataforma #CulturaEmCasa Online

Lançamento do filme “Outras Vanguardas”. Inspirada na série de mesmo nome, um original da plataforma #CulturaEmCasa, “Outras Vanguardas” aborda movimentos vanguardistas de São Paulo surgidos desde a Semana de Arte Moderna de 1922 e que até hoje encontram eco na cultura brasileira.

Lançamento: 25/01

Horário: 21h

Acesso on-line gratuito

Mais informações: https://culturaemcasa.com.br/

Sala São Paulo

Fecha: 25/01

Mais informações: http://www.salasaopaulo.art.br/home.asp

Casa Mário de Andrade
Fecha:
25/01 – Fechada para obras de ampliação
Mais informações: https://www.casamariodeandrade.org.br/