Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Tiradentes

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências entre os dias 21 e 23 de abril

qui, 20/04/2023 - 16h21 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (21) é celebrado o feriado nacional de Tiradentes, ou Dia da Inconfidência. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data e no fim de semana (22 e 23).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado de Tiradentes (21), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O posto de doação da Pró-sangue Clínicas terá atendimento para doações na sexta-feira, das 8h às 16h. O posto Osasco atenderá apenas no sábado (22), das 8h às 16h. As demais unidades estarão fechadas. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, não vão funcionar neste feriado. O AME Araçatuba, AME Bauru, AME Campinas, AME Franca, AME Ourinhos, AME Praia Grande, AME Presidente Prudente, AME Promissão, AME São José do Rio Preto, AME Taboão da Serra e AME Tupã funcionarão no sábado (22).

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente na sexta-feira.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados no dia 21 de abril, devido ao feriado nacional de Tiradentes, mas voltam a funcionar normalmente no sábado (22). O atendimento presencial é feito apenas com agendamento prévio, que deve ser solicitado de maneira totalmente gratuita, sem nenhum custo, pelos canais oficiais do programa.

As opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual chamado “P”, que atende no portal e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre os 260 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais.

Para conferir os endereços e horários de funcionamento das unidades do Poupatempo, acesse www.poupatempo.sp.gov.br.

Feriado local em Itanhaém

No sábado (22), o Poupatempo de Itanhaém, na Baixada Santista, estará fechado devido ao feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade. A unidade funciona até quinta-feira (20) e reabre na segunda-feira (24).

CPTM, Metrô e EMTU

Em razão do feriado de Tiradentes, entre a sexta-feira (21) e o domingo (23), as linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atenderão com programação especial. A operação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Na CPTM, a operação das cinco linhas de trens nesta sexta-feira (21) será igual à de um domingo. No sábado (22), a CPTM terá mudanças na operação da Linha 11-Coral e no Serviço 710.

Na Linha 11-Coral, irão ocorrer obras de modernização e manutenção para readequação do novo traçado das vias, incluindo infraestrutura de sinalização e energia. Com isso, os trens circularão com intervalos de 15 minutos entre as estações Luz e Ferraz de Vasconcelos e com intervalos de 30 minutos no trecho entre Ferraz de Vasconcelos e Estudantes, das 04h às 21h. Já das 21h até o fim da operação, o intervalo entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera será de 15 minutos e 30 minutos no trecho entre Corinthians-Itaquera e Estudantes. 

No Serviço 710, em virtude de obras de modernização na Subestação de São Caetano, os trens circularão com intervalos de 14 minutos entre Rio Grande da Serra e Brás, do início da operação comercial até às 21h. Das 21h até o final da operação comercial, o intervalo será de 14 minutos entre Rio Grande da Serra e Brás e 28 minutos entre Brás e Pirituba. Já entre Brás e Francisco Morato, o intervalo será de 7 minutos. Para atender melhor os passageiros, o Expresso Linha 10, que presta serviço entre as estações Santo André e Tamanduateí, irá circular excepcionalmente neste sábado, das 6h às 14h.

No domingo (23) a circulação será normal para o respectivo dia da semana. A CPTM, entretanto, estará atenta ao fluxo de passageiros e terá trens de prontidão para atender os passageiros, se necessário. Vale lembrar que o intervalo médio aos sábados após às 21h, domingos e feriados é de até 35 minutos para que a CPTM realize obras de melhorias e modernização para tornar a viagem do passageiro mais segura, rápida e confortável. Os passageiros serão informados sobre as alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Os ônibus da EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos na sexta-feira (21), com possibilidade de reforço na frota de ônibus, se necessário. No sábado (23) e domingo (24),  os serviços operam com a programação normal, a já realizada nesses dias. Os horários e itinerários estão disponíveis no site (www.emtu.sp.gov.br) e no app da EMTU.

No Metrô a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, será como a de domingo com trens reservas. No sábado (22), o Metrô garantirá a entrada e transferência dos passageiros que utilizarão o transporte após o show que será realizado no Vale do Anhangabaú. 

Na Linha 3-Vermelha, haverá operação especial a partir da sexta-feira (21), para dar continuidade às obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda. Nesse período, uma das plataformas de embarque da estação ficará interditada durante toda a operação na sexta-feira (21) e no sábado (22).  Em decorrência dessa interdição, as composições circularão entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda por via única (via singela). Não haverá necessidade de mudança de trem, mas os passageiros que forem embarcar na estação Marechal Deodoro devem ficar atentos quanto ao destino das composições já que somente uma plataforma estará liberada para embarque. No trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Marechal Deodoro, a circulação será mantida por ambas as vias. No domingo (23), a operação dos trens será normal. Essas mudanças serão comunicadas pelo sistema de som dos trens e das estações, por cartazes e pelas redes sociais oficiais da Companhia.

Bilhetes – Para evitar filas nas bilheterias das estações, recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes. Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso nas linhas de metrô e trens metropolitanos é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. 

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes as convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento, telefone 0800-0550195, funcionará 24 horas durante o feriado e também no sábado, assim como o telefone para emergências 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento é 24h, todos os dias da semana.

O atendimento online pelo chatbot (serviço automatizado) estará disponível 24 horas durante o feriado de Tiradentes e também no sábado é possível realizar ações como consulta de débitos, solicitação de 2ª via e comunicação de falta de água; já o atendimento humano pelo chat funcionará das 8h às 21h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) o atendimento ocorrerá das 8 às 18 horas na sexta-feira, dia de Tiradentes; e não funcionará no sábado (22/4). Na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente em nenhum dos dois dias.

Agências

As agências, de atendimento presencial, da Sabesp da Região Metropolitana, Interior e litoral estarão fechadas durante o feriado de Tiradentes e no sábado (22). Assim como as agências do Descomplica SP; Resolve Fácil, em Itapevi; e Ganhatempo, em Barueri.

Já as agências de atendimento ao cliente dentro do Poupatempo estarão fechadas na sexta-feira (21), mas abrirão no sábado (22). O agendamento deve ser feito nos links www.poupatempo.sp.gov.br e agendadesc.prefeitura.sp.gov.br. O mesmo vale para os quiosques de atendimento localizados na região Metropolitana (Shopping Parque Maia e Hipermercado Andorinha) e no Fácil Shopping Bonsucesso. Nestes locais, o link para agendamento é o:
https://agendamento.sabesp.com.br/.

Parques Urbanos da SEMIL

Confira os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Restaurantes que funcionarão nos dias 21, 22 e 23: 25 de Março, Campos Eliseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República) Brás, Guaianases, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Carapicuíba, Guarulhos, Campinas, São José dos Campos, Santos I, Rio Claro, Taubaté e Bauru.

O horário de funcionamento é a partir das 7h para o café da manhã. O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral. O jantar tem início às 17h.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/.

Direitos da Pessoa com Deficiência

As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no Estado não irão realizar atendimento na sexta-feira (21). Todas as unidades voltam às atividades na próxima segunda-feira (24).

Fazenda

Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados na sexta-feira (21) e no fim de semana. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda (24).

CDHU

A CDHU não terá expediente na sexta-feira (21). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na segunda-feira (24).

Instituições culturais

Clique aqui para ver a programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no feriado de Tiradentes, entre os dias 21 e 23.