Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Tiradentes

Postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 21, 22 e 23 de abril, mas alguns serviços funcionam normalmente nos canais online

qua, 20/04/2022 - 13h09 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (21) é celebrado o feriado nacional de Tiradentes, ou Dia da Inconfidência. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

No Estado de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Amanhã (21), apenas o posto de doação da Pró-Sangue de Osasco terá expediente, das 8h às 16h30. Na sexta (22), todas as unidades funcionam, e, no sábado (23), somente os postos de Osasco, Mandaqui e Dante terão atendimento, das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) estará fechado nesta quinta-feira, com atendimento habitual na sexta-feira e sábado. O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona Leste da capital, volta às atividades na segunda (25), das 7 às 19h.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não atenderão no feriado e na sexta-feira (22). Os ambulatórios Araçatuba, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Dracena, Franca, Ituverava, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, Santo André, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taboão da Serra, Tupã e CRI Zona Norte realizarão atendimento no sábado (23). As demais unidades voltam às atividades na segunda-feira.

As unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente na quinta-feira (21), atendendo normalmente na sexta-feira. Já as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, não possuem expediente na quinta-feira, com retomada do atendimento na sexta-feira (22) nas unidades Mogi das Cruzes, Maria Zélia, Vila Mariana, Guarulhos, Hospital de Base, Hospital João Paulo II, Franco da Rocha, Votuporanga, Instituto Emílio Ribas, Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, São João da Boa Vista, Campinas – Setembrino e Bauru.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 21, 22 e 23 de abril devido ao feriado nacional em comemoração ao Dia da Inconfidência. O Poupatempo continua oferecendo serviços por meio dos canais online – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Na segunda-feira (25), as mais de 130 unidades em todo o Estado voltam a funcionar habitualmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio obrigatório de data e horário pelas plataformas digitais.

Nos canais eletrônicos o cidadão conta com quase 200 serviços online, como a renovação da CNH, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros.

Vale lembrar que os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Para informações, consulta de endereço e horário de funcionamento das unidades, o cidadão pode acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

CPTM, Metrô e EMTU

No feriado de Tiradentes, entre a quinta-feira (21/04) e o domingo (24/04), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM – Na quinta-feira (21/04), todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com intervalos médios programados para domingo. Na sexta (22/04), a operação será de um dia útil normal. Nos dias 23 e 24/04, os intervalos médios serão os normais programados para sábado e domingo, respectivamente. Havendo necessidade, a companhia terá trens à disposição nos horários de pico.

EMTU – No feriado de Tiradentes (21/04), a operação de todas as linhas será equivalente à programação de domingo. No dia 22/04, os serviços seguirão a programação de sábado, com reforço em algumas linhas na Baixada Santista. Já nos dias 23 e 24/04, a programação será normal de sábado e domingo, respectivamente. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação equivalente à de um sábado na quinta-feira (21/04). Na sexta-feira (22/04), a operação seguirá normalmente a programação de um dia útil. Já nos dias 23 e 24/04, haverá oferta de trens similar à que circula em um sábado. A operação também será monitorada durante todo o feriado para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo no dia 21/04. Na sexta-feira (22/04), a operação é a mesma de um dia útil normal. No dia 23/04, a operação seguirá normalmente para sábado. Já no domingo (24/04), a Linha 4-Amarela contará com o sistema Paese, das 4h40 às 14h, para auxiliar o transporte de passageiros devido a testes de sinalização, voltando a operar normalmente após esse horário. A Linha 5-Lilás terá operação normal de domingo no dia 24/04.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão normalmente das 4h à meia noite em todo o período. Devido à realização de serviços de melhorias e de manutenção programada, os trens da Linha 8-Diamante irão operar, na quinta-feira (21/04) e no domingo (24/04), com intervalo de 20 minutos entre as estações Itapevi e Barueri e 10 minutos no trecho Barueri a Júlio Prestes.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

Já o atendimento online pelo chat não estará disponível na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), funcionará das 8h às 21h e, no sábado (23), das 8h às 16h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) e na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), o atendimento será das 8h às 18h. Os dois serviços não funcionam aos sábados.

Agências

Também não abrirão neste feriado de Tiradentes (21) as agências de atendimento ao cliente da Sabesp no Poupatempo (inclusive no sábado); Descomplica SP; agências Rede Fácil em Guarulhos; do litoral e do interior do estado; agências e quiosques da Região Metropolitana de São Paulo; agência Ganhatempo em Barueri; e agência Resolve Fácil em Itapevi.

Na sexta-feira (22), as agências da Região Metropolitana de São Paulo terão atendimento de acordo com a disponibilidade nos canais de agendamento. O mesmo esquema vale para os quiosques de atendimento da RMSP e para as agências da Rede Fácil Guarulhos, inclusive no sábado.

Em relação ao atendimento no interior do Estado na sexta-feira (22), estarão abertas apenas as agências das cidades da região de Lins e, no Vale do Ribeira, haverá expediente neste dia nos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Pariquera-Açu e Ribeira. Haverá também expediente na cidade de Cajuru.

Canais de agendamento:

Descomplica SP: descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br
Poupatempo: www.poupatempo.sp.gov.br
Demais agências e quiosques: sabesp.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/SABESP

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

As unidades do Programa Bom Prato 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus estarão abertas e funcionando normalmente no feriado de Tiradentes (21). Todas as outras unidades do Bom Prato estarão fechadas nesta data. Nos dias 22, 23 e 24 volta o funcionamento padrão das unidades.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na quinta e sexta-feira (21 e 22), e voltam a funcionar normalmente na segunda (25).

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso nos dias 21 e 22, e retoma normalmente na segunda-feira (25). Porém, seus serviços estarão disponíveis on-line no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

As unidades do Banco do Povo e PAT irão fechar no feriado e também retomam atendimento na segunda-feira (25).

CDHU

No feriado não haverá expediente na CDHU.