Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Corpus Christi

Hospitais mantêm atendimento a urgências e emergências nesta quinta-feira (8); já os postos do Poupatempo estarão fechados nesta data

qua, 07/06/2023 - 10h45 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (8) é celebrado o feriado de Corpus Christi em São Paulo. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Durante o feriado de Corpus Christi (8), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona Leste da capital, não vai funcionar nestes dias. O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) terá expediente apenas na sexta-feira (9).

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não terão expediente no feriado (8). Na sexta-feira (9), funcionarão os ambulatórios de Américo Brasiliense, Andradina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Casa Branca, Catanduva, Dracena, Franca, Interlagos, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Ituverava, Jundiai, Maria Zélia, Mogi Das Cruzes, Idoso Oeste, Ourinhos, Pariquera-Açu, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, Psiquiatria Vila Maria, Santos, São Carlos, São José Do Rio Preto, São José Dos Campos, Sorocaba, Ame Idoso Sudeste, Taboão Da Serra, Taquaritinga, Ametupa e Vale Do Jurumirim.

No sábado (10), funcionarão os postos Américo Brasiliense, Andradina, Araçatuba, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Promissão, São José Do Rio Preto, Sorocaba, Taboão Da Serra e Ametupa.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente apenas na quinta-feira (8). As unidades de Bauru e do Hospital João Paulo II, em São José do Rio Preto, funcionarão na sexta (9), das 7h15 às 15h. Já as unidades de Mogi das Cruzes, Maria Zélia, Vila Mariana, Guarulhos, Campinas – Setembrino e todas da Rede Dose Certa funcionarão normalmente nesta data.

Fundação Pró-Sangue

Os postos de doação da Pró-Sangue terão atendimento para doações na quinta-feira (8) apenas no posto Clínicas, das 8h às 16h. Na sexta-feira (09), eles funcionarão em horário especial. Confira os locais e endereços:

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César

Horário:
• Dia 09, sexta-feira das 08h às 17h30
• Dia 10, sábado, das 08h às 16h

Posto Regional de Osasco
Rua Ari Barroso, 355 – Presidente Altino – Osasco

Horário:
• Dia 09, sexta-feira das 08h às 16h
• Dia 10, sábado, das 08h às 16h

Posto Mandaqui
Rua Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui

Horário:
• Dia 09, sexta-feira das 08h às 16h

Posto Stella Maris
Rua Maria Cândida Pereira, 568 – Itapegica – Guarulhos

Horário:
• Dia 09, sexta-feira das 08h às 16h

Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Poupatempo
Os postos do Poupatempo estarão fechados na próxima quinta-feira (8), devido ao feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira (9) as unidades voltam a funcionar normalmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio, exceto em Itanhaém e Osvaldo Cruz, que terão feriados municipais.

Durante o feriado de Corpus Christi, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual “P”, que atende no site e via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre as 265 opções online, estão disponíveis a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Importante reforçar que o atendimento presencial no Poupatempo só é feito com agendamento prévio e obrigatório de data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

Feriados municipais
Sexta-feira, dia 9, as unidades do programa nas cidades de Itanhaém e Osvaldo Cruz não funcionam, devido aos feriados municipais, de Dia do Padroeiro São José de Anchieta e aniversário da cidade, respectivamente. Nesses municípios os postos fecham na quinta (8) e sexta (9) e reabrem no sábado (10), em seu horário habitual.

No sábado, dia 10, o Poupatempo de Nazaré Paulista ficará fechado, devido ao feriado municipal de Emancipação Política. Para consultar endereços e horários de funcionamento das unidades, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br e clicar em ‘Locais de atendimento’.

CPTM, Metrô e EMTU
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, responsáveis pelas operações das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), terão operação especial ao longo do feriado prolongado de Corpus Christi. A circulação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Na CPTM, a operação na quinta-feira (8), será, excepcionalmente, a prevista para um sábado (feriados têm a operação de domingo), com exceção da Linha 12-Safira e do Serviço 710 – que torna possível viajar entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência na Estação Brás – para obras de modernização e manutenção. Na sexta-feira (09), a operação manterá o intervalo para os dias úteis.

No sábado (10), haverá intervalos programados em todas as linhas, com exceção do Serviço 710, que terá os trechos entre a estação Utinga e Prefeito Saladino interditados para a realização de serviços. No domingo (11), o trecho Luz – Brás, da Linha 11-Coral, ficará interditado e, por conta disso, o Serviço 710 também. A partida do Serviço Expresso Aeroporto será na plataforma 8 da estação Brás, e não na estação Luz.

Os passageiros são informados sobre quaisquer alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Na próxima quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, a programação horária para todas as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados. Já na sexta-feira (9), a operação seguirá horário especial, com intervalos programados de acordo com a demanda. No sábado e domingo, a programação seguirá os intervalos de partida normais para esses dias da semana. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira os horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.

A operação do Metrô contará com esquema especial por conta dos eventos da cidade no feriado e fim de semana. Haverá monitoramento para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. Na quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, data em que será realizada a Marcha para Jesus, o trecho entre as estações da Sé e Carandiru (Linha 1-Azul) terá reforço de funcionários e de agentes de segurança para orientar o fluxo. Já na sexta-feira (9) e no sábado (10), a oferta de trens será a mesma de um dia típico.

No domingo (11), dia da 27ª Parada do Orgulho LGBT+, a frota de trens será reforçada em todas as linhas, com trens reservas para qualquer necessidade de oferta de mais viagens, além de reforço de funcionários e de agentes de segurança nas estações mais próximas ao evento. Nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação (Linha 2-Verde); e estações República e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), haverá organizadores para direcionar o fluxo dos passageiros e melhorar a fluidez de entrada e saída. Alguns acessos ficarão exclusivos para embarque e outros apenas para desembarque dos passageiros.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade terão operações diferenciadas para o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (08) e na Parada LGBTQIA+, no domingo (11). Haverá reforço na segurança das estações e trens reservas, se necessário, em todas as linhas.

8/6 – Quinta-feira (Corpus Christi)

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operações similares às de domingo.

Linha 8-Diamante – Operação similar à de domingo, mas devido à manutenção programada, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda, das 7h às 19h.

Linha 9-Esmeralda – Operação similar à de domingo.

9/6 – Sexta-feira

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operação normal.

Linha 8-Diamante – Operação normal. Das 9h30 às 15h30, os intervalos serão de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.

Linha 9-Esmeralda – Operação normal.

10/6 – Sábado

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operação normal.

Linha 8-Diamante – Operação normal. Das 9h30 às 20h, os intervalos serão de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.

Linha 9-Esmeralda – Operação normal. Das 20h30 à 0h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba e de 24 minutos entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal devido à manutenção programada.

11/6 – Domingo (Parada LGBTQIA+)

Linha 4-Amarela – Por estar no percurso do evento, haverá reforço nos quadros de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e nas equipes de higiene da linha e, se necessário, controle de fluxo nas estações Paulista e Higienópolis. Também haverá trens extras para serem acionados a qualquer momento.

Linha 5-Lilás – Operação normal de domingo, com reforço do quadro de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nas estações com maior fluxo.

Linha 8-Diamante – Operação normal, com reforço na equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e disponibilidade de trens extras, se necessário. Das 7h às 19h, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.

Linha 9-Esmeralda – Os intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal em virtude de manutenção programada. Também haverá reforço na equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e disponibilidade de trens extras, para atender o público que irá à Parada LGBTQIA+.

Bilhetes – Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Sabesp
A Central de Atendimento, telefone 0800-0550195, funcionará 24 horas durante o feriado prolongado de Corpus Christi, no dia 8 de junho. Assim como o telefone para emergências, 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas, todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também ocorre 24 horas, todos os dias da semana. O mesmo vale para a Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482).

O atendimento online pelo chatbot (serviço automatizado) estará disponível 24 horas, com ele é possível realizar ações como consulta de débitos, solicitação de 2ª via e comunicação de falta de água; já o atendimento humano pelo chat funcionará das 8h às 21h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/. A Central Sabesp Deficiente Auditivo (0800 016 0195) também tem funcionamento 24 horas.

Na Ouvidoria (0800 055 0565), não haverá atendimento durante o feriado (8) e na sexta-feira (9) o funcionamento será das 8 às 18 horas.

Agências
As agências, de atendimento presencial, da Sabesp da Região Metropolitana, interior e litoral estarão fechadas no dia de Corpus Christi (8); na sexta-feira o atendimento ocorre, normalmente, mediante agendamento prévio por meio do link: agendamento.sabesp.com.br. As agências que funcionam dentro do Poupatempo também não funcionarão no dia do feriado, reabrindo na sexta-feira (agendamento pelo link: www.poupatempo.sp.gov.br). O mesmo vale para o quiosque de atendimento localizado na região Metropolitana (Hipermercado Andorinha).

As agências localizadas no Descomplica SP; Resolve Fácil, em Itapevi; Ganhatempo, em Barueri; e no Fácil Bom Clima, em Guarulhos permanecerão fechadas na quinta e sexta-feira. Em Guarulhos, a agência Fácil Bom Clima permanecerá fechada na quinta e sexta-feira. As demais unidades da cidade abrirão na sexta-feira (9).

Sábado (10)
Para atendimento presencial, no sábado (10), os clientes poderão se dirigir às agências localizadas dentro do Poupatempo. As agências em Guarulhos (exceto a agência Fácil Bom Clima) também funcionarão no sábado; assim como o quiosque do Hipermercado Andorinha. O Resolve Fácil, em Itapevi, não funcionará no sábado.

Parques urbanos
Confira os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informa a relação de restaurantes Bom Prato que estarão abertos no feriado de Corpus Christi, 08/06. São eles:

Capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.

Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos;

Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos I.

Na sexta-feira (9), todos os restaurantes da rede Bom Prato funcionarão normalmente. Nos finais de semana e feriados, os restaurantes funcionam no formato de marmitex.

Horários de funcionamento:

7h – Café da Manhã
10h30 – Almoço prioritário para idosos;
11h – Almoço
17h – Jantar

Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Direitos da Pessoa com Deficiência
As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado não irão realizar atendimento às pessoas com deficiência na quinta e sexta-feira (8 e 9). Todas as unidades voltam às atividades na próxima segunda-feira (12).

O Museu da Inclusão também não abrirá para visitação no feriado e retorna às atividades na próxima segunda-feira (12).

Fazenda
Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados entre os dias 8 e 11 de junho. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (12).

CDHU
A CDHU não terá expediente entre os dias 8 e 11 de junho. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na segunda-feira (12).

Instituições culturais
A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está disponível em https://www.cultura.sp.gov.br/.